Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2018 - 08:15

Câmara Brasil-Alemanha dá início à nova edição de programa de aceleração

Com duração de seis meses, o programa tem a participação do SENAI e SEBRAE e de grandes empresas e instituições para apoiar o desenvolvimento das startups.

A Câmara Brasil-Alemanha deu início à 3ª edição do Programa de Aceleração Startups Connected, iniciativa que apoia o desenvolvimento de startups de diversos segmentos e promove negócios entre elas e grandes empresas alemãs. Dez startups de todo Brasil foram selecionadas para a 3ª edição do programa. O objetivo é que ao final da aceleração, as startups tangibilizem suas soluções em um protótipo não funcional ou uma simulação digital e estejam tecnologicamente preparadas para o mercado.

A iniciativa Startups Connected foi criada pela Câmara Brasil-Alemanha em 2016 a fim de aproximar suas empresas dos ecossistemas brasileiro e alemão de startups. Fazem parte dela o Prêmio e o Programa de Aceleração Startups Connected, entre diversas outras atividades.

As startups são selecionadas para a aceleração a partir do Prêmio Startups Connected, que as identifica de acordo com desafios lançados pelas empresas envolvidas na iniciativa. Os desafios representam demandas reais das empresas, que buscam, por meio da iniciativa, parceria e colaboração com startups. Desde a criação da iniciativa foram mais de 600 startups inscritas, 20 startups premiadas, 15 startups aceleradas e 10 negócios gerados.

O programa de aceleração Startups Connected é desenvolvido de acordo com a demanda das startups participantes, sendo feito sob medida para cada startup e seu desafio. Para a viabilização do programa, a Câmara Brasil-Alemanha conta com algumas empresas parceiras associadas que oferecem serviços e produtos estratégicos para o desenvolvimento das startups. Além disso, a Câmara Brasil-Alemanha conta também com a cooperação com o Edital de Inovação para a Indústria SEBRAE/SESI/SENAI. A partir dele é possível oferecer novos benefícios às startups que vão ao encontro do interesse do programa, que é compartilhar o risco financeiro e tecnológico das empresas participantes que estejam em busca de soluções para suas demandas.

“A iniciativa foi criada para desenvolver e conectar startups a desafios de grandes empresas. A partir da cooperação com o Edital de Inovação para a Indústria SEBRAE/SESI/SENAI, conseguimos promover ainda mais o desenvolvimento das startups participantes. Oferecemos às startups mentorias, diagnósticos, roadmaps tecnológicos, intermediação de contatos e viagens para a Alemanha, entre outros benefícios, para que a startup encerre o ciclo de aceleração conosco mais preparada e madura para o mercado”, afirma Bruno Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha e idealizador da iniciativa.

As startups aceleradas nesta edição: LOTAN — Utiliza a tecnologia do RNA de interferência (RNAi) para o controle de pragas. Vencedora do desafio Agricultura Sustentável, promovido pela empresa Bayer.

Laraia — Oferece mineração de texto e machine learning para otimizar a elaboração de Mapas de Rotas Tecnológicas. Vencedora do desafio Associação Digital, da Câmara Brasil-Alemanha.

Regenera — É o primeiro e único banco de micro-organismos de origem marinha do país disponível para bioprospecção. Vencedora do desafio Crescimento Populacional, da empresa BASF.

QualityStorm — Oferece solução voltada para a digitalização dos processos de inspeção em diferentes áreas da empresa. Vencedora do desafio Excelência Industrial, da empresa Schuler.

Passarelli — Oferece um sistema para leitura, monitoramento e gestão por imagem para barragens e reservatórios. Vencedora do desafio Geração Hidroelétrica Inteligente, promovido pela empresa Voith Hydro.

Enercred — Oferece solução digital que conecta a usina de energia renovável ao consumidor final. Vencedora do desafio Gerenciamento Energético Residencial, da empresa Siemens.

Novidá — Oferece soluções digitais para melhorias de processos, baseada em IoT, Inteligência Artificial e Geolocalização. Selecionada para o programa de aceleração a partir de investimento do BMG UpTech.

Mobilis — Desenvolve veículos elétricos nacionais, usando como fonte de energia baterias de íons de lítio. Vencedora do desafio Mobilidade Conectada, da Volkswagen, e ganhadora de uma viagem de negócios para a Alemanha, promovida pelo DWIH São Paulo com apoio da Lufthansa.

MilênioBus— Leva tecnologia ao transporte público, gerando dados e inteligência. Vencedora do desafio Mobilidade Urbana, do Ministério Alemão do Meio Ambiente (BMU).

Machaerium— Oferece solução inovadora para dessulfurização microbiológica de lignina Kraft. Vencedora do desafio Papel e Celulose, da Voith e Paper, e ganhadora de uma viagem de negócios para a Alemanha, promovida pelo DWIH São Paulo com apoio da Lufthansa.

Perfil —A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. É uma instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. Além disso, disponibiliza uma vasta opção de publicações e revistas temáticas e especializadas, Livro de Associados, Brochuras Institucionais e Governamentais etc. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Inclusão, Mineração, Meio Ambiente, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, que atua em 11 cidades brasileiras, congrega 1.200 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 130 câmaras espalhadas em 90 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira