Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2018 - 08:28

Roteiraria integra encontro de criadores de séries em São Paulo

Segunda edição do Serie_Lab Festival acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, com aula especial do roteirista José Carvalho e banca de projetos com Eduardo Ribeiro e outros executivos do mercado.

São Paulo sedia a segunda edição do Serie_Lab Festival, nos dia 3 e 4 de dezembro(segunda e terça-feira) — um encontro de criadores de séries com o objetivo de discutir os processos criativos e produtivos, trocar experiências e apresentar projetos, promovendo a colaboração entre criadores de narrativas audiovisuais, instituições de ensino e o mercado audiovisual para aprimorar a criação de séries na indústria brasileira.

Como centro de formação de roteiristas, desenvolvedora e consultoria de conteúdos criativos para audiovisual, a Roteiraria estará lá nos dois dias de evento. No dia 3, das 16h às 18h, o roteirista, mestre em literatura, professor e sócio da Roteiraria, José Carvalho, comanda o Raio-X - um espaço para estudos de caso do Serie_Lab Festival. Ele vai desvendar a estrutura dramatúrgica da série Mr. Robot para mostrar a construção dos personagens e a estruturação do drama.

Já no dia 4 de dezembro, das 9h às 13h, o executivo com mais de 30 anos de experiência e também sócio da Roteiraria, Eduardo Ribeiro, fará parte da banca avaliadora que vai analisar projetos de comédia que serão apresentados em pitchings abertos nas Doctoring Sessions, ao lado de nomes como a content and production manager da Viacom Brasil, Luiza Toledo; a produtora executiva da área de projetos scripted e documentários da EndemolShine Brasil, Marília Melo; e a TV Globo.

A participação da Roteiraria no evento vem ao encontro do trabalho desenvolvido na escola, que busca criar um canal entre o aluno e o mercado, aliando teoria e prática. Dois projetos realizados com a colaboração de alunos já foram comercializados: as séries HOMEcídio, que teve sociedade firmada com a O2 Filmes; e Minoritown, com a Primo Filmes. Em São Paulo, já foram realizadas três rodadas de pitchings, reunindo cerca de 25 profissionais do mercado. E no dia 10 de dezembro é a vez do Rio de Janeiro ter a primeira rodada de pitching, na qual serão apresentados 15 projetos de séries.

A busca por conteúdos originais marca o momento atual do mercado, em que grandes plataformas e até empresas de outros segmentos anunciam altos investimentos em produções exclusivas. A Netflix, por exemplo, anunciou investimento de US$ 8 bilhões para este ano e, em outubro, anunciou que quer levantar US$ 2 bilhões para investimento em séries e filmes originais. Segundo o vice-presidente de conteúdos internacionais da empresa, Erik Barmack, em entrevista ao Jornal O Estado de S. Paulo, das 470 atrações programadas para estrear até o final do ano, haverá um "número crescente" de séries "estrangeiras", inclusive as brasileiras.

A Roteiraria — A Roteiraria Escola habilita profissionais no desenvolvimento de produtos para cinema, TV e branded content, roteiros originais e adaptações de obras literárias, imersões in company para roteiristas e em storytelling (mercados publicitário e corporativo. Já a Roteiraria Conteúdos é uma produtora, desenvolvedora e consultoria de conteúdos criativos voltada para atender aos diversos segmentos da dramaturgia audiovisual.

Ambas foram criadas por José Carvalho e Eduardo Ribeiro, especialistas com vasta experiência em cinema e televisão, a partir da demanda do mercado por projetos e profissionais especializados em textos narrativos para audiovisuais. | www.roteiraria.com.br

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira