Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2018 - 09:29

A importância e os desafios do líder da área de tecnologia

Liderar é conhecidamente a arte de inspirar pessoas. Por isso, a figura do líder autêntico se distancia cada vez mais do chamado ‘chefe’. Gradativamente as posturas autoritárias tornam-se obsoletas, porque não há mais espaço para ordens intransigentes, sem abertura ao diálogo e participação colaborativa das pessoas que integram um time.

O bom líder de hoje – especialmente em uma área conectada com novas tendências, como a de Tecnologia – é aquele capaz de elevar seu time a um patamar de superação, de alta performance. Para isso, precisa estar conectado às novidades do mercado, não apenas àquelas relacionadas a sua área de atuação, mas também às de gestão de pessoas.

É preciso, sobretudo, entender que inspirar pessoas não se resume à admiração que possa existir entre colaborador e líder. Demanda o conhecimento de técnicas, ferramentas e ações para gerar engajamento. Algumas competências e habilidades, no entanto, podem ser desenvolvidas em um bom líder. Abaixo listo algumas delas.

Visão global do negócio — Um dos fatores fundamentais para engajar colaboradores é conduzi-los à total compreensão da importância e do impacto que seu trabalho tem na companhia. Por isso, um bom líder deve conhecer o negócio como um todo, pois só assim será capaz de estimular a equipe, mostrando como cada tarefa tem uma real importância no todo.

Visão estratégica — Esse atributo está diretamente relacionado à visão global do negócio. Estar conectado aos objetivos da empresa permite maior assertividade nas tomadas de decisão e uma maior clareza na condução da equipe.

Saber ouvir — Desenvolver uma capacidade de escuta ativa é extremamente importante para que um líder tenha condições de se conectar com as demandas do time. Isso significa conhecer o perfil e as características de cada membro e, a partir disso, descobrir a melhor forma de oferecer suporte e motivação ao time.

Saber engajar — No dia a dia, administrar conflitos, conceder feedbacks constantes, promover a integração, o estimulo para o desenvolvimento pessoal de cada integrante e, claro, a capacidade de oferecer as melhores ferramentas de trabalho possíveis também é importante.

Ser um líder de sucesso em uma área movida a inovação como Tecnologia, significa, sem dúvida, um desafio gigantesco. O mais importante, porém, é ter sempre em mente que, independente da tecnologia do momento e do alcance ilimitado, proporcionado pela era digital, ainda estaremos lidando com pessoas. Colocá-las como uma prioridade e em destaque durante todo o processo é essencial para encontrar a melhor forma para se alcançar a alta performance e o sucesso, tanto dos profissionais, quanto da empresa.

. Por: Raul de Souza Neto, diretor executivo LATAM para Big Retail da Linx | www.linx.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: