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25/10/2018 - 07:07

Aço reforçado pode impedir uso de vanádio em baterias

A alta surpreendente dos preços reduz as chances de o vanádio ser o próximo grande metal para baterias.

Os preços subiram mais de 800% em cerca de dois anos, impulsionados pela demanda chinesa por um aço mais forte. Há especulações também de que o vanádio se tornará um metal fundamental para o setor de baterias. Mas agora, com os preços em níveis extremos, ele pode estar caro demais, segundo a siderúrgica russa Evraz, uma das maiores produtoras de vanádio.

A produção de aço responde por quase toda a demanda por vanádio, um metal prateado e pouco conhecido que tem sido usado no aço desde a Idade Média. A China, que produz metade do aço do mundo, está prestes a implementar novas regras no mês que vem que exigem que o aço usado na construção seja mais forte. A medida aumentaria o uso do vanádio.

A decisão pode representar um grande revés para a incipiente indústria de baterias com vanádio. Há projeções de que as baterias de fluxo de vanádio — do tamanho de contêineres — poderiam ser usadas para armazenar energia e ajudar a suavizar os altos e baixos do abastecimento de eletricidade. Mas o equipamento é inviável com preços tão altos, segundo a Evraz, que é a maior produtora de vanádio fora da China.

“As baterias de vanádio oferecem benefícios, mas para fins de mercado o preço atual é alto demais”, disse Alexander Erenburg, chefe para o vanádio da Evraz, que conta com o bilionário Roman Abramovich como maior acionista. “Não acredito que decolem.”

Caro demais — O ferrovanádio, o produto padrão negociado, precisa custar cerca de US$ 30 por quilo para que o uso em baterias de fluxo tenha sentido, disse Erenburg. O preço atual é de cerca de US$ 115.

A alta pode continuar.

“Não quero especular até que ponto pode chegar”, disse Erenburg. “Existe a possibilidade de que suba mais. Ainda não chegou ao teto.” | Thomas Biesheuvel e Lucca de Paoli/Bloomberg.

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