Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2018 - 07:57

Sazonalidade: como encontrar os melhores candidatos para as vagas de fim de ano?

No mundo dos recursos humanos, estamos habituados a chamar de sazonalidade o período entre setembro e dezembro, onde há uma alta busca das empresas por funcionários temporários. Isso porque a época de festas demanda mão de obra dobrada, por vezes triplicada, para atender aos clientes de diversos ramos de comércio e serviços.

Sobretudo devido a sempre haver uma luta contra o desemprego no país, o foco geralmente recai sobre as quantidades de vagas abertas e os empregos que surgem para a população. Esse ano, a Asserttem - Associação Brasileira do Trabalho Temporário, estima que devem ser abertas 434,4 mil novas vagas temporárias. O número representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2017, e 22% maior que 2016.

Entretanto, pouco se fala da visão das empresas nesse processo. Se elas estão abrindo quase meio milhão de vagas temporárias, imagine a intensidade de negócios gerados no período! Essas empresas precisam de bons profissionais para atender a seus clientes e dar conta da demanda. Essa tarefa não é simples. É preciso um time alinhado, mas encontrar os melhores candidatos nem sempre é fácil.

Um aspecto importante a se levar em conta é o planejamento. As empresas não podem chegar ao período de sazonalidade sem ter ideia de quantas pessoas precisam, para quais cargos e com quais habilidades. Um bom planejamento para o ano já seria de grande valia para lidar com o período. Mas, a verdade é que nem todos se preparam.

Assim, quando chega a hora de contratar, a empresa se encontra com tempo apertado, preocupada com fatores logísticos, operacionais, comerciais, e deixam de lado o fator humano. Elas não sabem o que buscar, onde buscar e como ser atraentes para esse público de colaboradores. Contratar uma pessoa com um perfil não tão aderente é o que mais acaba ocorrendo nessas situações, já que não se encontra profissionais qualificados disponíveis. Há muita mão de obra, mas a maioria dela está longe de ter formações mínimas, de ter posturas mais adequadas a seu tipo de negócio e estar disponível para os períodos diferentes de trabalho que a época demanda.

A empresa pode até achar mão de obra menos especializada, pode até conseguir lidar com a demanda, mas com certeza terá mais esforço, gastará mais dinheiro, tempo e lucrará menos, justamente na época de aproveitar o lucro que vem mais fácil. Não que não se possa capacitar funcionários inexperientes, mas muitas vezes é preciso ocupar cargos de maior confiança, que demandam experiência, profissionais mais vividos e que poderão realmente contribuir com algo a mais para a empresa.

Seguindo os problemas, a maioria das empresas conta apenas com anúncios em suas redes sociais, por exemplo, ou com o cadastro em um site de empregos. Só isso não os permite focar bem seu público alvo. O pouco tempo também atrapalha. A postagem simples em uma rede social, que não foi devidamente trabalhada o ano todo com esse intuito, por exemplo, garante uma filtragem pobre de candidatos e até mesmo uma atração reduzida de interessados.

Bom, mas então como resolver? A solução é simples. É preciso buscar quem entenda do assunto. Uma consultoria de recrutamento e seleção lida com grandes volumes de candidatos a vagas diversas o ano inteiro. Eles possuem mecanismos que agilizam processos, que conseguem direcionar anúncios a grupos corretos e realmente fazem uma conexão da empresa com o candidato necessário para a mesma.

Uma consultoria trabalha com todos os sites de empregos, sabe realizar ações em redes sociais, nos grupos corretos para cada tipo de profissional e ramo de negócios, analisar bem currículos, comportamento e, acima disso, sabem direcionar o valor humano adequado a cada empresa. Assim, a empresa terá condições de realizar todo o processo de seleção de forma profissional e ainda cuidar de todos os aspectos de contratação - literalmente transferindo as obrigações do RH da empresa para quem mais entende do assunto. Trabalhar com profissionais especializados é sempre a melhor alternativa para esses casos, pois permite a empresa focar seus esforços no que realmente vai lhe trazer lucro.

. Por: Marcia Avelar é Diretora de DHO da NVH Talentos Humanos, uma empresa do Grupo NVH. |http://nvh.com.br/2017/talentos | Telefone (11) 5031-6066

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: