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20/10/2018 - 06:01

Inclusão, desafios e conquistas

Toda criança tem direito ao acesso à educação. Este é um princípio básico da nossa sociedade. Mas não podemos nos esquecer que quando falamos em TODAS as crianças, estamos falando em crianças típicas e crianças com deficiências, distúrbios ou necessidades especiais. A escola deve estar preparada para receber, atender, incluir e ensinar TODAS as crianças.

Para garantir esse direito, a escola precisa primeiro acreditar no potencial das crianças independentemente de suas especificidades. Quando acreditamos que é possível, imediatamente diminuímos algumas barreiras. São muitas barreiras a serem minimizadas e retiradas do caminho destas crianças. Barreiras físicas, atitudinais, emocionais, de comunicação, entre outras.

O papel da escola é de diminuir as barreiras, através da conscientização de toda a comunidade escolar, socialização e adaptações ao meio ambiente e proposta pedagógica. Dessa forma, atendemos ao princípio da equidade, ou seja, não basta dar as mesmas possibilidades para quem apresenta potenciais diferentes. Se faz necessário adaptar, sem facilitar. Oferecer desafios possíveis para que a aprendizagem seja significativa e eficiente.

Hoje, no colégio em que exerço minha função, atendemos a aproximadamente 180 alunos com algum tipo de necessidade especial. A escola possui um Programa de Inclusão que conta com 50 profissionais, atuando na adaptação curricular e no acompanhamento individualizado; salas multidisciplinares para o atendimento de necessidades especiais, materiais elaborados considerando as individualidades, formação e capacitação constante de toda equipe.

Os alunos que participam do Programa de Inclusão estão inseridos no contexto escolar, acompanhados de tutores, ou não, de acordo com suas necessidades. O Plano Educacional Individualizado é elaborado para cada aluno do Programa, respeitando seu desenvolvimento, condições de aprendizagem e conhecimentos prévios; as atividades propostas em sala são personalizadas, bem como as avaliações, sempre que necessário.

Além disso, para que o Atendimento Educacional Especializado, previsto pela resolução 4/2009-CNE/CEB (vigente), seja aprimorado, o colégio dispõe com uma Sala Multidisciplinar que conta com recursos multifuncionais utilizados no trabalho de desenvolvimento da aprendizagem em momentos específicos, e para desenvolver habilidades necessárias, que proporcionem maior integração do aluno com deficiências, as classes regulares de ensino.

Ainda há muito o que aprender e o que melhorar no que diz respeito ao processo de inclusão no Brasil, mas temos uma grande satisfação em contribuirmos com um trabalho de excelência e permeado pelo amor ao próximo que nos define enquanto instituição.

. Por: Wania Emerich Burmester é Orientadora Pedagógica do Programa de Inclusão do Colégio Mackenzie São Paulo. | Perfil — Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade de ensino e educação que oferecem a seus alunos e que está enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (campus Alphaville, em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica – Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

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