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20/10/2018 - 06:01

Global ou local


Todos nós sofremos com os mesmos problemas de transformação digital na área da saúde.

Estamos nos aproximando do final do ano e, depois de encontrar uma série de hospitais e especialistas em saúde de todo o mundo, achei que seria um bom momento para refletir sobre o que aprendi nessa jornada. Embora cada mercado tenha seus desafios únicos, há muitas semelhanças em termos de tendências de assistência médica. A meta final de cada sistema de saúde é a mesma: fornecer atendimento de melhor qualidade para pacientes, com melhores resultados. A determinação e o comprometimento com a entrega da excelência digital têm sido animadores, seja em conversas, conferências ou julgando prêmios da indústria.

Apesar da natureza diversa dos sistemas de saúde, que estão em vários estágios de evolução, alguns desafios centrais permanecem. Seja motivada pela falta de um plano longitudinal de cuidado ou pela falta de conhecimento entre as equipes interprofissionais, a fragmentação é um tema comum em todo o mundo. Os sistemas de saúde precisam acompanhar os pacientes em todo o ciclo de atendimento, desde o primeiro contato até o gerenciamento e apoio fora do hospital ou do centro médico.

Em recente visita à Tailândia, ouvi comentários sobre o sistema de saúde em Cingapura, onde o governo está desempenhando um papel ativo na redução da fragmentação do atendimento em todo o sistema. A implementação de um sistema nacional de registros eletrônicos de saúde (NEHR, na sigla em inglês) torna mais fácil o atendimento entre provedores para o compartilhamento das informações. No entanto, a abordagem “tudo em um só” não é o único caminho.

As pessoas que trabalham no NHS no Reino Unido se lembrarão da tentativa fracassada de criar um único sistema EHR. O que todos os sistemas exigem é a facilidade de uso que a interoperabilidade oferece. Maiores parcerias, colaborações e uma integração mais perfeita de TI em sistemas operacionais, modelos de negócios e modelos de atendimento existentes nos ajudarão a perceber o valor resultante da introdução de novas tecnologias. Esta é uma fase empolgante de transformação digital, à medida que observamos como integramos soluções e as tornamos tão benéficas quanto possível para os profissionais de saúde.

Da mesma forma, quando eu estava julgando o prêmio HIMSS Elsevier Digital Healthcare na conferência HIMSS Europe, no início deste ano, fiquei animado ao ver mais provedores europeus adotarem soluções integradas e garantirem que cada ponto da jornada do paciente esteja sendo atendido. Por exemplo, um dos indicados para o Prêmio Destaque de Inovação Digital - Hospital Marina Salud Denia da Espanha - usou order sets para padronizar o tratamento da sepse.

Nesta área, a Elsevier também está constantemente avançando em cenários do mundo real. A (plataforma) Arezzo utiliza diretrizes médicas, protocolos e conjuntos de pedidos de terceiros, combina-os com dados relevantes do paciente e apresenta recomendações médicas ativas personalizadas a um médico. Está economizando o tempo do departamento hospitalar que eles podem usar para melhorar o atendimento de seus pacientes.

Com isso tudo, percebo que a transformação digital está caminhando a passos largos para colaborar com a qualidade do atendimento e á padronização do cuidado, que diminui custos e agiliza procedimentos. É um caminho interessante e desafiador, no qual os profissionais do setor estão procurando dar passos assertivos. . Por: Tim Morris, Diretor de Produtos e Parcerias EMEALAAP da Elsevier | Perfil — A Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScientDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa pública mais de 2.500 publicações digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da indústria. |www.elsevier.com.br

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