Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2018 - 08:26

Desafios da saúde estão em debate na 24ª Semana Científica da FMP/Fase

A urgência em se promover uma ciência com mais consciência e uma saúde com menos desigualdades estará em discussão na 24ª edição da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). O encontro reunirá profissionais de diversas regiões do país e do exterior, para palestras, debates e seminários com temas de relevância, nesta semana, de 16 a 19 de outubro (terça a sexta-feira), no campus da instituição, em Petrópolis. Os debates serão abertos ao público.

O primeiro dia terá a conferência de abertura, às 18h, com o tema “Não somos iguais: por uma ciência com mais consciência”, reunindo a filósofa Ellen Aparecida de Araújo Rosa (UFRJ) e o doutor em saúde coletiva Guilherme Silva de Almeida (Uerj). No dia seguinte, destaque para os painéis “Os desafios na redução das desigualdades em saúde no Brasil”, “Atenção primária em saúde no Brasil e no mundo”, “Saúde indígena”, “Saúde da mulher em restrição de liberdade”, “Avanços da terapia celular no tratamento de doenças do sistema nervoso central”, “Saúde e favela”, “O trabalho atual da geração 50+ e o futuro da geração milênio” e “Como a corrupção ajuda a construir desigualdade”.

Já no dia 18 os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentações de trabalhos científicos, relatos de caso e práticas educativas consideradas inovadoras. No dia 19, o debate começará com a mesa “A educação que queremos” e seguirá com “Saúde LGBT”, “Como o Programa Nacional de Alimentação Escolar pode contribuir para o Direito Humano à Alimentação Adequada”, “Terapia Celular”, “Oncologia Pediátrica”, entre outros assuntos.

A programação do evento conta ainda com minicursos, como os cursos de Introdução à Geologia Médica de Manejo de Problemas Relacionados ao Álcool, no dia 16, das 14h às 18h. Já os cursos de Bioética aos Direitos Humanos e Empreendedorismo em Biotecnologia na Saúde acontecerão dia 17, das 8h às 13h e das 18h30 às 22h, respectivamente.

A temática do evento segue a linha da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades. “Procuramos a mais rica experiência, os mais diversos saberes, o conhecimento científico e a reflexão acerca da produção científica de ponta. Esse ano, especialmente, teremos mesas e atividades voltadas a pensar a questão da desigualdade e que integram a maior diversidade humana possível”, conta a professora e antropóloga Regina Bortolini, presidente da Comissão da 24ª Semana Científica da FMP/Fase.

As inscrições para a programação e outras informações podem ser obtidas na página do evento, no site www.fmpfase.edu.br. A programação também pode ser acompanhada pelo aplicativo Semana Científica FMP/Fase, disponível para Android e IOS, e pela página do evento no Facebook.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira