Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2018 - 08:47

Inteligência artificial e seres humanos — uma dupla de sucesso

Inteligência artificial não é mais um assunto novo. Hoje esse ramo da informática é essencial para a tecnologia, tanto quanto a própria tecnologia se tornou essencial para a vida do ser humano. Esse sistema inclui a programação de computadores para serem verdadeiros robôs, bem semelhantes a uma pessoa comum, por exemplo, recebe conhecimento, raciocínio, capacidade para solução de problemas, aprendizagem, planejamento, capacidade de manipular e mover objetos, entre outras coisas.

Muito se falou da substituição da mão de obra humana pela inteligência artificial e de fato, para alguns setores, isso é uma possibilidade clara, uma vez que as máquinas podem ser mais eficientes em alguns sentidos, porém, a real inteligência está em atrelar as duas coisas: a inteligência humana e a artificial, criando assim sistemas muito mais eficientes do que se pode imaginar. Segundo um estudo recente conduzido pela ABBYY, no Reino Unido, quase dois terços dos funcionários ouvidos, disseram que ficariam felizes em delegar para máquinas tarefas como anotações de reuniões e a revisão de documentos. A verdade é que, a inteligência artificial chegou para ficar e nos mais diferentes setores de nossas vidas.

Um exemplo disso é como criamos diferentes vertentes dentro de nossa empresa. Desenvolvemos quatro soluções que são aplicáveis a nichos completamente diversificados que vão desde armazenamento de documentos pessoais, verificação e vistoria de chassi de automóveis, até reconhecimento de voz, biometria facial e registro de DNA. Por meio do desenvolvimento inteligente de softwares e hardwares customizados, criamos ferramentas que acredito serem úteis para o dia a dia de todos, sem exceção. Mais uma vez a tecnologia a favor da praticidade e otimização da vida humana e mais uma vez a união entre artificial e não artificial se faz necessário para que tudo funcione corretamente e o resultado seja positivo.

O IDBio, por exemplo, uma das soluções que a Himni criou, é um código digital que oferece um método exclusivo de proteção criptográfica de dados, somado a recursos de leitura biométrica facial, voz e impressão digital, além do registro de DNA e geoposicionamento para a identificação de pessoas. Entre N linhas em que essa solução pode ser utilizada, uma delas que já está em teste, têm justamente o objetivo de ressocializar pessoas que estão em regime semi-aberto e precisam utilizar a tornozeleira fornecida pelo governo. Por meio da inteligência artificial da solução criada, essas pessoas não precisariam da tornozeleira, tornando o retorno delas a sociedade muito mais acessível, sem que o governo perca o controle sobre elas. Sem contar que a utilização dessas soluções podem ajudar financeiramente - nesse caso, reduzindo o gasto do Estado com a manutenção dos presídios e presidiários.

A inteligência artificial já é realidade. Aceitar que as máquinas já fazem parte de nossas vidas, afetando a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos, é a melhor maneira de aprendermos lidar com toda essa revolução. Desde assistentes pessoais de voz, até tecnologias fundamentais, como algoritmos comportamentais, buscas sugestivas, contar com essa inteligência nas tomadas de decisão daqui para frente, será fundamental para criarmos soluções cada vez mais assertivas e facilitadoras para o nosso dia a dia.

. Por: Alex Garcia é CEO da Himni

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: