Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2018 - 08:47

Os 3 passos para produzir sua energia solar e economizar na conta de luz

Agora que você conhece o funcionamento de um sistema, veja quais são os 3 simples passos para você ter essa economia em sua casa ou empresa.

#1 Passo 1: Simulação do Seu Sistema — Como a quantidade de energia que cada pessoa ou família consomem varia entre si, os sistemas devem ser projetados e instalados especificamente para cada um.

O primeiro passo para você economizar na conta de luz com energia solar, então, é conseguir estimar o tamanho do sistema que você irá precisar para a sua casa ou empresa.

Embora o seu consumo elétrico e a tarifa de energia possam ser conhecidos através da sua fatura de energia, outros fatores mais específicos são considerados para esse cálculo, como média de radiação solar local, entre outros.

Para quem deseja ter uma ideia de quanto custaria ter um sistema de energia solar instalado em sua casa ou empresa, existe um simulador solar que totalmente online e gratuito. Além de simular os valores de um sistema fotovoltaico com base nas suas informações de conta de luz, a ferramenta também irá te mostrar o quanto você economizará de energia elétrica.

# Passo 2: Orçamento do Seu Sistema — Após estimar o tamanho e o preço do seu sistema de geração de energia e o quanto poderá economizar com ele, existe a opção de solicitar um orçamento para ter sua própria geração de energia solar residencial ou comercial junto a uma empresa de energia solar.

Em contato com a equipe comercial e técnica da empresa, você poderá sanar todas as dúvidas que tiver em relação ao sistema, conhecer as marcas e modelos dos equipamentos comercializados e negociar as formas de pagamento e opções de financiamento.

Com a proposta fechada, a empresa dará seguimento no processo, realizando a visita técnica no local para a coleta das informações necessárias para a realização do projeto executivo e futura instalação do seu sistema, assim como a entrada na documentação para solicitação de acesso junto à rede da distribuidora. # Passo 3: Instalação e Conexão do Seu Sistema

Após finalizar o projeto do sistema e com todos os equipamentos já entregues no local, o último passo para a sua economia é a instalação e conexão do seu sistema fotovoltaico junto à rede da distribuidora.

O processo de instalação começa com a fixação dos módulos solares no telhado. Lembrando mais uma vez que painel solar é o agrupamento de vários módulos solares.

Feito isso, segue então a instalação do inversor solar no local já pré-definido no projeto, sendo que este equipamento deve ficar em local protegido e de fácil acesso, como uma garagem coberta, por exemplo.

Concluída toda a instalação mecânica e elétrica do sistema, que normalmente leva entre 3 a 4 dias para um sistema residencial, caberá então a distribuidora realizar a vistoria do sistema e, estando tudo de acordo com o projeto apresentado, realizar a conexão do sistema e a troca do relógio de medição de energia especial.

E pronto! Com o seu sistema conectado e funcionando, agora é só aproveitar e consumir a sua energia com a tranquilidade de quem sabe que não irá receber uma alta conta de luz no final do mês.

. Por: Ruy Fontes, Blue Sol

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira