Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2018 - 09:23

Caminhos, obstáculos e o mundo dos negócios

O que me move são os desafios. Essa é uma verdade que se aplica não apenas à minha vida profissional, mas também à escolha dos meus hobbies. Um deles, e que me proporciona muita alegria, é o off-road, sonho de menina que coloquei em prática há cerca de quatro anos e me obriga a lidar com obstáculos de todos os tipos, vivenciando muitas aventuras e desbravando o mundo a bordo de um Jipe. Nessa jornada, o maior desafio é, sem dúvida, é chegar ao meu destino.

Na trajetória de qualquer profissional que lide com grandes responsabilidades, sejam elas quais forem, a busca por resultados é uma constante. Mas a vida não é só trabalho. Por isso, praticar uma atividade que mescle prazer pessoal com grandes desafios faz uma enorme diferença, pois nos traz lições que, em alguns casos, podem ser colocadas em prática em no ambiente corporativo.

Não é raro que as atividades esportivas ou o trabalho voluntário, por exemplo, muitas vezes estimulem um espírito de trabalho em equipe e muita criatividade para superar obstáculos, mostrando diversas oportunidades para que possamos aplicar esses elementos em outros aspectos de nossas vidas.

No trabalho, em um só dia podem surgir demandas com diferentes níveis de complexidade, mas as experiências vividas em outro ambiente podem servir para trazer uma luz e ajudar na busca da melhor solução. As lições tiradas do trabalho em equipe desenvolvido fora da empresa, em qualquer atividade, tornam-se fundamentais e podem e devem ser usadas sempre que o momento exigir.

Diante de uma diversidade de situações, a mente precisa se adaptar rapidamente e de uma forma lógica. No meu caso, quando pratico o off-road, ocorrem situações onde nos deparamos com algumas surpresas. Em certa ocasião, fiquei sem gasolina em um lugar remoto do sul da Bahia. Como gosto de perguntar e pedir ajuda a todo mundo, não me fiz de rogada, consegui o combustível, agradeci e fui embora.

O mesmo poderia ter acontecido no ambiente de trabalho. Nessas horas, é importante identificar rapidamente o problema, analisar outros pontos de vista e buscar uma rápida solução, se necessário usando apenas os recursos disponíveis. Em alguns casos, é necessário ter paciência para driblar as adversidades e evitar que elas determinem o grau do desafio a ser enfrentado.

Atividades, digamos, “extra-campo” servem como um laboratório de ensaio e de aprendizado contínuo para diversas situações que você poderá enfrentar em sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Às vezes, pode ser necessário um pouco mais de tempo para amadurecer uma ideia ou solução e isso pode nos trazer algo valioso: a paciência. Se em cinco minutos não for possível vencer um desafio, melhor fazê-lo em dez, mas de forma eficiente.

Além de todos estes aprendizados, os desafios nos dão a necessidade de pensarmos fora da caixa e em equipe. Se ficamos isolados e concentrados somente no que é mais fácil de fazer, as soluções criativas custam a aparecer. Se você um dia se deparar com uma estrada muito sinuosa e enlameada - seja na vida ou nos negócios -, meu conselho é: junte-se a pessoas que possam te ajudar, questione, vença o medo e siga em frente.

. Por: Ednalva Vasconcelos, diretora financeira do SAS América Latina | O SAS é o líder de mercado em Analytics. Por meio de soluções analíticas inovadoras, voltadas para a inteligência do negócio e gerenciamento de dados, a companhia ajuda seus clientes em mais de 80.000 localidades a tomarem decisões de forma rápida e acurada. Desde 1976, o SAS fornece aos clientes ao redor do mundo The Power To Know® (O Poder do Conhecimento). No Brasil desde 1996, a subsidiária brasileira conta com escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação. | www.sas.com/br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: