Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2018 - 08:09

Renovação da frota otimiza índices de eficiência operacional da Rumo


Novas locomotivas potencializam produtividade no transporte de cargas e melhoram indicadores no consumo de diesel.

Maior operadora de ferrovias do País, a Rumo registrou no segundo trimestre de 2018 uma melhora de 7% nos índices de eficiência de consumo do combustível no comparativo com o mesmo período do ano passado. O cálculo é feito com base na relação de litros por tonelada bruta transportada (litros/TKB). Os resultados refletem os constantes investimentos da companhia na renovação da frota, que adquiriu 178 locomotivas em três anos de operação.

A nova frota composta pelos modelos da GE-AC44i e ES43BBI são mais potentes e menos poluentes. O primeiro é considerado o principal maquinário da malha ferroviária nacional e circula na Operação Norte, que faz a ligação entre o Centro-Oeste do país e o Porto de Santos. Já o segundo modelo, atende a Operação Sul, que engloba trechos estratégicos de escoamento, como a rota entre o Norte do Paraná e o Porto de Paranaguá.

Em ambas operações, as locomotivas contribuem diretamente para os índices de produtividade e gerenciamento de custos da companhia. Redução no transit time (tempo de trânsito), paradas para manutenção e a potência que possibilita transportar mais vagões que os modelos anteriores permitiram melhorar constantemente os índices de produtividade. No último trimestre, a empresa registrou crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2017, atingindo mais de 13 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU).

Adicionalmente, a Rumo realiza constantes investimentos em tecnologias e melhorias de processo (melhor utilização da capacidade dos vagões, desenhos de trens mais eficientes, premissas de circulação que evitam a parada dos trens carregados, entre outras) para alcançar os objetivos do negócio e crescimento sustentável.

Perfil — A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: