Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2018 - 08:26

Falta de investimento em P&D na pauta da geologia

Extinção de conteúdos das Ciências da Terra da educação básica também será discutida no 49º Congresso Brasileiro de Geologia, dias 20 a 24 de agosto, no Rio de Janeiro.

A drástica redução nos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento e seu reflexo sobre a formação de novos profissionais e a retenção dos talentos estarão em pauta durante o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, de 20 a 24 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. “Enquanto na área acadêmica discute-se o cenário preocupante quanto à escassez de investimentos em P&D, na mineração a expectativa pelo equilíbrio econômico do país e a retomada do crescimento trazem esperança de melhores oportunidades neste setor”, destaca Hernani Aquini Fernandes Chaves, presidente do Núcleo RJ-ES da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e da Comissão Organizadora do 49º CBG. Os recentes desastres ambientais também serão debatidos.

O número de trabalhos inscritos para o congresso este ano é 15% menor do que 2016 (2.557 para 2.175) e, de acordo com os organizadores, reflete o atual momento do país e da ciência, o que motivou uma das mais importantes discussões do congresso. “A Mesa Redonda Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira, sob a coordenação da SBG Nacional, tem como propósito discutir o atual estágio das políticas públicas na área de Ciência e Tecnologia e seus reflexos danosos ao País, com a falta de incentivo à P&D, que se verifica nos últimos anos”, afirma o diretor-secretário do Núcleo RJ da SBG, Flávio Erthal, ex-presidente do DRM-RJ.

Fim das Ciências da Terra na educação básica — A SBG também critica a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê o desaparecimento de diversos conteúdos das Ciências da Terra da educação básica. “Professores espalhados pelo País já enfrentam dificuldade na compreensão dos processos e na transmissão de conceitos do Sistema Terra a alunos e alunas. Bloqueando-se a formação de cidadãos que entendam o funcionamento do planeta, diminuirá a captação de talentos para cursos de graduação e pós-graduação e será prejudicada a formação de especialistas e professores. Um Brasil geocientificamente analfabeto resultará da extinção das Ciências da Terra nas escolas”, alerta a SBG.

O Simpósio de Ensino e Educação em Geociências no 49º CBG focalizará essas questões, a formação docente e a capacitação profissional diante de tantas mudanças no País, bem como os rumos da educação e o aprimoramento dos cursos de graduação, para que os futuros profissionais possam enfrentar as exigências, a complexidade e a sofisticação do futuro.

O evento — Considerado o maior evento das Geociências na América Latina, o 49º Congresso Brasileiro de Geologia espera reunir cerca de quatro mil profissionais (da indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. Também deverá atrair interessados nos temas que envolvem as Geociências, seja na área aplicada ou teórica/acadêmica, além da comunidade em geral.

Deverão ser apresentados 2.175 trabalhos técnicos e científicos. Em pauta, além de sessões tradicionais sobre temas relacionados com a formação básica dos profissionais da área de Geologia, serão discutidos aspectos sobre a atividade do geólogo e o mercado de trabalho, ao lado de outros grandes temas como Segurança do Trabalho, Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira, Petróleo e Gás e Meio Ambiente e Licenciamento.

Além das mesas redondas em torno desses assuntos, a programação contará com sessões temáticas “Geociências, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável’, ‘Recursos Minerais e Energéticos’, ‘Tectônica e Evolução Geodinâmica’, ‘Estratigrafia, Sedimentologia e Paleontologia’, ‘Geofísica e Geotecnologia’ e ‘Investigação Básica em Geociências’. Especialistas dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, Austrália, Noruega e Alemanha vão proferir palestras temáticas. Paralelamente ao evento, acontecem o 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e o 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. Haverá ainda atividades paralelas como exposição, minicursos, excursões e concurso de fotografia.

. 49º Congresso Brasileiro de Geologia - https://www.49cbg.com.br | Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) – http://www.sbgeo.org.br.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira