Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2018 - 07:26

É preciso levantar os tapetes

A cada denúncia que assistimos de uma nova empresa, de um grupo de médicos ou hospitais envolvidos em esquemas fraudulentos na comercialização de Dispositivos Médicos Implantáveis, vem a confirmação do que já sabíamos desde a implantação do Ética Saúde, em junho de 2015: o caminho não seria fácil. Porém a percepção é que, aos poucos, com a sucessão de casos, estão saindo do mercado os profissionais que não primam pela ética e pela transparência.

A denúncia é, sem dúvida, a arma mais poderosa que temos para mudar o cenário. Por isso criamos, no lançamento do Ética Saúde, o Canal de Denúncias. Pelo www.eticasaude.org.br ou pelo 0800-741-0015 é possível denunciar de forma anônima ou se identificando, se preferir. O Canal tem administração independente pela ICTS Protiviti, empresa premiada pela Controladoria Geral da União – CGU como sendo "Pró-Ética".

O Instituto completa três anos com 588 denúncias e 1446 denunciados, entre médicos, distribuidores, hospitais, importadores, operadoras de planos de saúde, fabricantes e outros. Os casos analisados pertinentes, com indícios de irregularidades, são encaminhados para o Conselho de Ética que, também independente, pode punir as empresas e ainda direcionar os processos para as autoridades legais. São atualmente integrantes do Conselho de Ética: o subprocurador geral da República, Antônio Fonseca, o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO, Edson Luiz Vismona, e o professor da Universidade de São Paulo, Celso de Hildebrand e Grisi.

Até junho deste ano, foram emitidas 10 recomendações e 36 advertências às empresas associadas denunciadas, além de seis arquivamentos. 181 processos estão disponíveis para as autoridades legais com acordos firmados com o Ética Saúde para providências.

. Por: Gláucio Pegurin Libório é presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: