Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2018 - 09:03

Brand Coaching: mentoria para construção de marca abraça PMEs


O pensamento de construção de marca, apesar de importante para a competitividade e o crescimento dos negócios, ainda é desconhecido para um número significativo de empreendedores. Parte desse distanciamento se dá pelo caráter dos serviços tradicionais de consultoria e assessoria em branding, que normalmente envolvem projetos longos, muitos recursos e altos custos. Muitas vezes, esses valores são impeditivos para a grande maioria das empresas que operam no mercado: as pequenas e médias.

A falta de sincronia entre essas soluções, a expectativa do mercado atual e o próprio perfil dos novos empreendedores faz com que a preocupação com a construção da marca fique relegado a um segundo plano.

Aproximar esse público de um conceito tão importante é o objetivo de um novo serviço chamado brand coaching. Inspirado na essência do Coaching, é uma mentoria focada na produção de resultados práticos e oferece um serviço enxuto de aconselhamento estratégico e acompanhamento de execução em todas as atividades e esforços que uma empresa pode empregar para construir uma marca forte no mercado.

Desenvolvido pelo Managic, consultoria e escola de marcas e inovação para a era pós-digital, o brand coaching conta com uma dinâmica metodologia exclusiva, aplicada ao longo de ciclos de oito sessões.

Em cada sessão, com duração de uma hora, os brand coaches ouvem os problemas enfrentados pelos participantes em relação à gestão e construção de marcas e indicam ações a serem realizadas por eles e por suas equipes internas para se atingir os resultados esperados. Para que as empresas possam avaliar de antemão se esse tipo de serviço de fato pode atender suas necessidades, o Managic oferece uma espécie de degustação: as duas primeiras sessões são grátis.

Esses ciclos são independentes e podem ser renovados, o que torna o processo todo mais flexível e adequado às expectativas das empresas. Cada um deles possui começo, meio e fim, com objetivos e resultados estabelecidos de forma clara.

Diferentemente da consultoria e da assessoria, em que a empresa contratada utiliza tempo e recursos próprios para entregar soluções prontas, no brand coaching a maior parte do tempo e dos recursos utilizados para gerar as soluções é dos contratantes, o que torna o serviço bem mais acessível.

Em outras palavras, os brand coaches mostram o caminho das pedras, mas a responsabilidade do resultado deve ser inteiramente assumida pelos coachees. Com a implementação desse conceito, o Managic Office insere a área do Branding no rol das mentorias, auxiliando empreendedores com ideias valiosas sobre gestão de marcas, com o potencial de poupar tempo, energia e dinheiro a pequenas e médias empresas, que muitas vezes se encontram em uma fase frágil e vulnerável do negócio.

. Por: Antonio Roberto de Oliveira, sócio-diretor da Managic (www.managic.org), Mestre em Branding pela FAU/USP, Coordenador do MBA – Branding Innovation das Faculdades Integradas Rio Branco e Coordenador da International Branding Week, junto à Brunel University de Londres.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: