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10/04/2018 - 07:28

Assessoria de imprensa é mídia espontânea


O título parece óbvio? Mas nem sempre na prática é assim que o futuro cliente compreende o papel da assessoria de imprensa para sua marca. Recentemente, durante uma negociação, recebi uma mensagem afrontosa sobre o trabalho da assessoria de imprensa.

Depois de reuniões, envio de proposta e conferência em que apresentamos a dinâmica do trabalho, fomos procurados novamente com as seguintes perguntas: “Mas, quantas matérias você vai conseguir”? e “Qual a garantia você vai me oferecer?”. Pois bem, se não bastasse as garantias, o futuro cliente também não se mostrou interessado em se relacionar com a mídia, mas saber, por fim, se tínhamos como colocá-lo no programa X, ou na revista Y.

Depois de toda energia e disposição que você dedica para apresentar o trabalho de uma assessoria de imprensa, compartilhando sua expetise e muitas vezes até atuando como consultorias para apontar as melhores estratégias, tem se tornado cada vez mais comum a busca por garantias de publicações mensais, “porque a agência XYZ garante matérias”. Além disso, não menos comum, são as exigências de um posicionamento imediato por mídias de grande impacto – se esquecendo de quão necessário é conquistar estes espaços por meio do conhecimento aplicado a conteúdos de valor e de utilidade pública.

Nos deparamos com o desafio de ver um trabalho ético, construído por meio de uma relação de confiança e informação, sendo ameaçado por garantias de publicações em 20 ou 30 portais que não entregam valor algum as marcas e fogem completamente do relacionamento com a imprensa.

O resultado em programas de TV e grandes jornais e revistas é possível? Sim. E acontecem com frequência. Principalmente de profissionais e empresas que estão dispostas a trabalharem com informação de qualidade, compreender que a pauta depende de um assunto interessante, de porta-vozes capacitados e do interesse do veículo também.

Não muito distante, em março de 2018, atingimos resultados na mídia internacional, com publicações sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down. A pauta, que foi publicada em portais e redes sociais no Brasil, repercutiu também na Espanha e Estados Unidos impactando cerca de 7 mil pessoas (orgânico) em duas postagens no Facebook e Instagram.

E quando me deparo com indagações sobre garantias, costumo dizer que, em quase 10 anos de assessoria de imprensa, nunca passamos um mês sem trazer resultado para as marcas que atendemos, cuja grande maioria é cliente há pelo menos 7 anos. Isso não parece o bastante, mas prefiro preservar o profissionalismo que sempre defendemos dentro da nossa agência – sem truques, sem sites agregadores de notícias e principalmente sem fazer da assessoria de imprensa um mero serviço de disparo de e-mails, releases e promessas que podem não vingar.

A reputação de uma marca é construída durante anos, não só por uma assessoria de imprensa, mas por um conjunto de ações de comunicação e marketing que podem trazer resultados em ritmos diferentes, porém, não menos importantes uns que os outros.

. Por: Talita Scotto, diretora da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa, conteúdo e redes sociais. É jornalista e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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