Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2018 - 05:44

Uma experiência imersiva e verdadeira

Eu sempre assisti ao Chefe Secreto, série apresentada pelo consultor de carreiras Max Gehringer no programa Fantástico, da Rede Globo. Um dos objetivos do quadro é que o gestor observe de perto as rotinas dos funcionários e identifique processos que possam ser melhorados e aperfeiçoados. Durante meu processo seletivo para entrar na Ciser, líder na fabricação de fixadores na América Latina, falei que, se fosse contratado, gostaria de atuar em um papel similar ao que propõe este quadro televisivo: voltar a trabalhar no chão de fábrica com intuito de conversar e escutar os funcionários, saber o que realmente pensam de sua profissão.

Após a Ciser ter aceito participar da temporada de 2018, os responsáveis pelo programa me escolheram para ser o primeiro executivo do setor de recursos humanos a participar da série. Quando recebi a notícia, fiquei com medo de não dar certo, de não conseguir executar as tarefas, ser descoberto, enfim, medo de arriscar. Demorei um pouco para entender o quão importante aquilo poderia ser para a empresa e também para a minha vida pessoal e profissional.

Foram quatro dias de trabalho junto aos funcionários como o personagem Joaquim Nabuco de Souza, uma pessoa com deficiência. O que eu passei trabalhando no setor de manufatura e sendo auxiliar foi uma experiência antropológica, pois pude mergulhar na rotina dos operadores, conversar de “igual para igual”, sem filtros, máscaras e desconfianças que, muitas vezes, fazem parte do relacionamento entre líderes e funcionários. Não tem armação ou encenação nos trabalhos desenvolvidos, tudo é real. As emoções, o desgaste físico, tudo foi muito verdadeiro.

Alguns funcionários tratavam as máquinas como se fossem gente, davam nomes e até conversavam com as mesmas, cuidavam delas como se fossem da família. Senti o amor que as pessoas têm por trabalhar na Ciser, o quanto gostam da empresa e como ela tem importância em suas vidas. Pude presenciar muitos momentos bons, bem como observei aspectos que precisavam de melhorias. Entretanto, algo ficou muito claro pra mim: a Ciser é uma das melhores empresas que já atuei e tenho certeza absoluta que em breve estaremos entre as melhores para se trabalhar no Brasil.

. Por: Leandro José Soares, gerente corporativo de gestão e pessoas da Ciser e atua como diretor do Instituto ITHIO, braço de responsabilidade social e ambiental do Grupo H. Carlos Schneider. Participou da série Chefe Secreto, do programa Fantástico, da Rede Globo, como funcionário disfarçado na Ciser, empresa líder na fabricação de fixadores na América Latina, em unidades localizadas em Joinville (SC), Araquari (SC) e Sarzedo (MG). O case foi veiculado nos dias 25/3 e 1/4.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira