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13/12/2017 - 07:06

A importância da Cultura de Gestão de Contratos no varejo eletrônico

“O futuro vai mostrar os resultados e julgar cada um segundo suas realizações.” A frase, de Nikola Tesla, inventor nos campos da engenharia mecânica e elétrica, é capaz de resumir, de maneira sucinta, a importância de uma boa cultura de gestão de contratos.

Uma das mais frequentes falas dos empreendedores do varejo eletrônico é que as operações vivem no limite da lucratividade, enquanto fornecedores prosperam nesse ambiente competitivo. Independentemente da veracidade, o importante é se concentrar no que está ao alcance do executivo. E a melhor forma de direcionar esses esforços é avaliar o que os contratos representam no seu negócio, considerando-os tanto na hora da contratação quanto do rompimento.

O momento da assinatura é crucial para demonstrar qualquer tipo de insatisfação entre os envolvidos. Atualmente, uma relação comercial tem como base em um documento que protege ambas as partes, incentivando-as a buscar os resultados previamente estabelecidos. Para que seus termos sejam atendidos, é preciso que todas as atividades e eventos que possam ocorrer durante sua vigência sejam antecipados e inclusos no planejamento, para que possam existir recursos suficientes para a resolução de qualquer situação prevista ou não. Dessa forma, os desconfortos são negociados desde o início, reforçando a eficiência e assertividade, que influencia diretamente na percepção dos resultados.

Entretanto, essa não é a realidade que ocorre na maioria das empresas. É comum que não exista um departamento jurídico, o que obriga os executivos das áreas a analisar os contratos. Por consequência, é frequente que alguns aspectos legais passem desapercebidos, o que pode prejudicar o relacionamento entre consumidor e fornecedor. O mais prudente seria recorrer a um jurista terceiro que esteja apto a avaliar, em conjunto com os gestores, os termos descritos. Esse custo deve ser visto como um investimento, evitando futuros problemas para as companhias.

Atualmente, um dos maiores problemas é a falta de tempo disponível da liderança, o que dificulta a consolidação de uma cultura periódica de reciclagem de visão e compliance, para assegurar as condições e cumprimento do que foi acordado. A vida dos varejistas deve ser composta por rotinas fixas e preestabelecidas. Portanto, é imprescindível reservar um momento para a execução dessas atividades.

Monitorar as condições do contrato é fundamental, pois o cenário econômico muda sempre. Em uma relação saudável de negócios, sempre deve haver espaço para negociar. Portanto, disponha de tempo, crie cultura, reconheça e valorize os ganhos de boas gestões contratuais. Apesar de difícil, esse desafio é possível. Basta estar preparado, não apenas para a evolução técnica do seu empreendimento, mas também para o controle e administração dos contratos e seus relacionamentos.

. Por: Fábio Mori, diretor de Marketing e Vendas da Tatix, especialista no gerenciamento e operação de lojas virtuais. http://www.tatix.com.br.

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