Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2017 - 07:54

FMP tem simpósio com Fiocruz e Academia Nacional de Medicina

No ano em que comemora 50 anos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ) está celebrando com diversas atividades. No simpósio “A Academia na Serra”, a FMP/Fase recebeu membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Academia Nacional de Medicina (ANM), que participaram de debates sobre atualização médica, proporcionando troca de conhecimentos em relação às diversas especialidades na área de saúde.

"Ao longo desses 50 anos, construímos sólidas parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Fiocruz e com a Academia Nacional de Medicina, e agora podemos celebrar compartilhando com essas instituições não só os projetos comuns, como também mostrando aos alunos que a Medicina se faz com a articulação entre conhecimento científico, as técnicas de abordagem do paciente, a reflexão sobre os determinantes da saúde e da doença, que são sociais, e também a efetiva parceria com o SUS, que permite o acesso da população àquilo que é mais caro aos nossos futuros profissionais, o exercício da profissão", diz Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase, que recepcionou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o presidente da ANM, Jorge Alberto Costa e Silva.

Nos dias 10 e 11 de novembro, o simpósio “A Academia na Serra” celebrou o Jubileu de Ouro da FMP oferecendo aprimoramento multidisciplinar para todos os profissionais que atuam na área da saúde, ressaltando a importância do trabalho de equipes multiprofissionais em prol da saúde da população. As parcerias com grandes instituições médicas e de pesquisa receberam destaque. A FMP é a primeira instituição privada de ensino superior com a qual a Fiocruz firmou parceria.

“Essa é uma faculdade que tem uma visão social muito intensa, uma preocupação grande e, como nós, com a determinação social da saúde, com a necessidade de reduzir as desigualdades sociais, que são as que determinam as iniquidades de saúde. Estamos aprofundando essa parceria, porque temos objetivos e metas em comum", frisa Felix Rosenberg, diretor da Fiocruz - Unidade Petrópolis.

Residentes e alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) participaram ativamente do simpósio, através das ligas acadêmicas. "Este evento é importante para nós e para toda a comunidade científica. Importante também para os alunos, que entram em contato com os acadêmicos da ANM", destaca Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP.

Entre os palestrantes renomados nas áreas da medicina e da pesquisa biomédica do Brasil, Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, e os oftalmologistas Alípio de Sousa Neto e Oswaldo Moura Brasil, contribuíram com seus conhecimentos, apresentando estudos e casos de sucesso. Ex-alunos da instituição também foram convidados para participar, coordenando mesas e debates.

"Fiquei metade da minha formação médica aqui, na FMP, que eu adorei. Foi um curso que me permitiu fazer muita coisa, conhecer muita gente. É uma faculdade do meu coração. Quando soube que ela estava completando 50 anos, quis propor a realização de um evento científico de alto nível para que fosse esse o marco da celebração", conta Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, membro titular da ANM.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira