Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2017 - 07:54

Indústrias do Centro-Sul Fluminense têm equilíbrio da atividade produtiva no 3T17, aponta FIRJAN

Sondagem Industrial mostra que expectativa para 2018 é de novas contratações, mas incerteza econômica ainda é impeditivo para investimentos.

Três Rios — Pela primeira vez em 2017, as indústrias do Centro-Sul Fluminense não registraram queda da atividade produtiva. Os resultados do terceiro trimestre do ano apontaram estabilidade, revela a Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada no dia 16 de novembro (quinta-feira), pelo Sistema FIRJAN. Neste período, o indicador de volume de produção ficou próximo ao equilíbrio com 49,2 pontos. A demanda pelos produtos da indústria foi atendida com a redução dos níveis de estoques (46,2 pontos).

Assim como acontece na maioria das regiões do Rio de Janeiro, o número de empregados continuou caindo (46,0), o que mostra que as contratações não foram retomadas. A Pesquisa varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento dos indicadores.

Os resultados de outubro, mais uma vez, evidenciaram a insatisfação dos entrevistados com a situação financeira (30,6) de suas empresas. As dificuldades de acesso ao crédito (25,0) e as baixas margens de lucro operacionais (29,8), justificadas pelo contínuo período de crise, seguem sendo um problema na visão dos industriais.

Para o final de 2017 e início de 2018, os empresários esperam por aumento da demanda por seus produtos e estabilidade na compra de matéria-prima com 51,7 e 49,2 pontos, respectivamente. Com isso, eles acreditam que poderão retomar às contratações e interromper a redução nos quadros de trabalho (50,0). No entanto, a incerteza quanto ao ritmo da retomada da atividade econômica ainda é um impeditivo para novos investimentos (40,0).

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira