Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2017 - 07:10

Empresta Capital é eleita a Instituição Financeira Mais Sustentável do País de 2017


Empresa é responsável pela criação do 1º fundo de investimentos em Microfinanças no Brasil, e por financiar projetos de eficiência energética, água e adubo, gerando redução de custos e impacto social nas comunidades. Acaba de ser premiada pela World Finance Banking Awards, em Londres

São Paulo — A Empresta Capital, comandada por Ricardo Assaf, também presidente da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito (ABSCM), acaba de ser premiada pela revista inglesa World Finance - uma das publicações mais influentes do mercado financeiro em Londres e no mundo - a Instituição Financeira Brasileira Mais Sustentável do País de 2017, por financiar projetos de eficiência energética bem como empreendedores que não tem acesso a linhas de tradicionais de crédito, gerando redução de custos e impacto ambiental e social positivo às comunidades.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer empresas no mundo todo que inovam e integram seus processos, cultura, objetivos de impacto social e sustentabilidade, além da performance no atendimento de negociação com os clientes. Na edição anterior, os bancos Citibank, Zenith Bank, Deutsche, Dif Broker, Credit Suisse foram os premiados.

Com crescimento de 38% no volume das operações de crédito nos últimos 6 anos, atualmente, tem uma carteira robusta de cerca de 13 mil clientes de microfinanças (clientes ativos), originando mais de 700 contratos mensais. A estrutura de capital da empresa é regulada pelo Banco Central no modelo SCMEPP (Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte) e foi a primeira empresa a criar o 1º fundo aberto de investimentos em Microfinanças no Brasil.

A maioria dos pequenos negócios que recebem aporte da Empresta Capital são empresários informais (90% do portfólio) que mantém atividades como manutenção e pintura recorrentes, muitas vezes, acumulam até duas jornadas de trabalho para aumentar a renda. Também apoiam projetos relacionados ao “Green Microfinance”, ou seja, finanças verdes para a eficiência energética. Dessa forma, a empresa vem financiando micro e pequenos empresários para ajudá-los no desenvolvimento de soluções como painéis solares, espaços verdes em telhados, iluminação LED e soluções de eficiência de água, por exemplo, individualização, estocagem e reciclagem de águas pluviais.

“Ao expandir o crédito, é possível criar um ambiente positivo local, gerando emprego e renda, além de contribuir com projetos específicos que melhoram o meio ambiente. Dentro dos projetos de microfinanças verdes percebemos uma demanda muito grande das áreas urbanas, especialmente nos programas de uso da água. A nossa principal estratégia foi nos associar com especialistas em eficiência energética para financiar esse tipo de projeto em nossos nichos de mercado”, finaliza o executivo.

Finanças verdes — Atualmente, todas as operações são 100% tecnológicas, sem uso de papel, de modo que podem ser rastreadas de ponta a ponta e instantaneamente. “A tecnologia foi desenvolvida por nós e encomendada a uma fintech – startup financeira, projetada especialmente para as suprir as necessidades dos nossos clientes. No turbulento cenário econômico e político que vivemos, equilibrar retorno financeiro com desempenho social e impacto ambiental é um desafio necessário e urgente para o mercado. O setor vem passado por mudanças regulatórias e tecnológicas importantes e precisamos estar à frente desta transformação para que haja efetivo impacto na maneira que entregamos nossas soluções”, explica Assaf.

A Empresta Capital é uma Instituição Financeira regulada pelo Banco Central do Brasil e já beneficiou mais de 30 mil empreendimentos entre pessoas físicas e jurídicas, com soluções diferenciadas e desburocratizadas, em mais de 80 segmentos diferentes em território nacional. Em 2012, ganhou o Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos como a empresa mais inovadora, e tem o Selo de Excelência TOP da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito(ABSCM).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira