Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2017 - 08:13

Outubro Rosa: cuide-se de janeiro a janeiro

O câncer de mama atinge cada vez mais mulheres jovens no Brasil. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que, por ano, surjam 60 mil novos casos da doença no país. Apesar de preocupante, o número serve de alerta para que o tema seja lembrado não só em outubro, durante a campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo mobilizar sobre a prevenção da doença, mas sim em todos os meses do ano.

Tipo mais comum entre as mulheres, o câncer de mama ainda é responsável pela morte de muitas quando o diagnóstico é tardio. Se descoberto precocemente, a doença tem 95% de chances de cura e pode até dispensar os tratamentos mais agressivos como quimioterapia, radioterapia e a mastectomia, que é a cirurgia de retirada da mama acometida pelo tumor.

O problema se dá quando as células da mama crescem e se multiplicam desordenadamente, formando os nódulos ou tumores. Quando o tratamento é iniciado mais tarde, o aumento do tumor já pode ter sido tão grande a ponto de que as células se desprendam e migrem para outros locais do corpo, o que é chamado de metástase. As metástases podem ser originadas de qualquer tipo de câncer e não somente o de mama.

Como prevenir? O câncer de mama surge e não há uma causa específica para isso. No entanto, alguns fatores de risco podem estar relacionados ao aparecimento da doença, como o consumo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo e a obesidade, portanto é importante evitar! Se tiver casos do problema na família, também é necessário atenção, assim como mulheres que demoraram para menstruar, que não engravidaram ou engravidaram mais tarde (depois dos 35 anos).

Multiplique o máximo de informação (verídica) que puder e oriente as mulheres que você conhece: o autoexame da mama deve ser feito mensalmente após o período menstrual. Já a mamografia, anualmente, depois que a mulher completar 40 anos de idade.

. Por: Dr. Luiz Fernando Carvalho, coordenador do serviço de ginecologia da clínica Doktor’s. | www.doktors.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: