Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2017 - 07:42

Crise combina com aumento de investimento em marketing

Em momentos de recessão, crise econômica ou incertezas, é comum que algumas companhias se retraiam. Focam totalmente em custos, tirando o olhar sobre suas marcas e produtos, esquecendo-se de que períodos econômicos são cíclicos e que elas não estarão preparadas para um crescimento sustentável quando a maré se tornar favorável. Pesquisa divulgada recentemente pelo Ipsos mostra que é justamente na crise que os consumidores estão mais atentos ao que as marcas representam em suas vidas.

O Ipsos ouviu consumidores em 23 países e percebeu que os brasileiros estão entre os que estão mais conectados às marcas, comparando 2014, ano pré-crise, com 2016, com crise e recessão. O percentual de brasileiros que considera que as marcas dão significado aos produtos subiu de 57% em 2014 para 72% no ano passado. O motivo: em períodos de crise, as pessoas se tornam muito mais seletivas em suas decisões e as marcas que esses consumidores valorizam se tornam opções mais seguras.

A tese da M. Dias Branco para atravessar o ciclo atual ajudando os varejistas e entregar resultados fortes se baseou em uma gestão ativa que, de um lado, otimizou custos expressivamente. E, do outro, reinvestiu parte do ganho em marketing. Entre massas, biscoitos, torradas, farinhas, margarina e gorduras vegetais, possuímos um total de 18 marcas, muitas delas regionais, o que nos desafia ao esforço contínuo de entender como nossos consumidores se conectam com cada uma delas.

Um bom exemplo é o trabalho intenso que está sendo feito com a marca Adria, considerada uma das 50 mais valiosas do país, segundo ranking divulgado pela revista Isto É Dinheiro. Enquanto a crise tomava conta do país, investíamos em branding para entender como poderíamos modernizar este verdadeiro patrimônio da companhia. O resultado do trabalho é o lançamento do novo posicionamento “Adria acontece nos detalhes”, a criação de uma logomarca mais clean e revigorada, o redesenho de todas as embalagens e, finalmente, o lançamento de uma grande campanha publicitária em mídia aberta.

Os momentos de crise também devem ser vistos como excelentes oportunidades para entrar em novos mercados. Nessa linha, depois de muita pesquisa, criamos e lançamos a nova linha Adria Plus Life, voltada para a tendência de saudabilidade. Trata-se uma linha completa de biscoitos doces e salgados produzidos com grãos integrais e que traz uma inovação: os bits de cereais integrais, que hoje já estão em alta em alguns países europeus como os snacks preferidos para quem busca uma alimentação equilibrada. Com a novidade, tornaremos Adria, antes voltada para a região Sudeste, uma marca de alcance nacional.

Nossa arquitetura de marcas nos obriga também a rever constantemente o portfólio, posicionar corretamente cada uma delas e investir em ações de ponto de venda. Este ano realizamos dezenas de ações de ativação, mas podemos destacar algumas delas. Para Fortaleza, a marca mais tradicional da M. Dias Branco nas regiões Norte e Nordeste, investimos em campanha em TV aberta, rádio e internet, utilizando uma linguagem mais atualizada, moderna e fluida. Já para Richester, voltada para o público jovem, lançamos novos sabores na linha Animados Zoo e vamos investir, neste segundo semestre, em ação de e-commerce.

No segmento dos snacks, Salsitos e Delicitos ganharam personalidades próprias. A linha de snacks Salsitos passa a ser claramente direcionada ao universo teen (jovem). Já Delicitos, que era uma submarca dentro da linha Salsitos, passou a ter foco no público adulto.

E finalmente, dentro do conceito de entender os desejos dos consumidores, lançamos dentro do portfólio de Finna as misturas para bolos nos sabores coco e festa. Estamos certos de que as marcas com as quais os consumidores se identificam são aquelas que estão sempre em movimento e recebem investimento.

. Por: Ibrahim Bernardara, diretor de marketing da M. Dias Branco, companhia listada na B3 (MDIA3).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: