Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2017 - 07:50

Gestão Comercial Multicanal é a nova tendência do mercado


A Gestão Comercial Multicanal é a nova aposta feita por empresas de BPO para aproximar soluções integradas a empresas de bens de consumo. Como é este modelo que se apresenta como um aliado estratégico de negócios?

O objetivo das global brands está focado em criar soluções para que as empresas de bens de consumo consigam se aproximar mais de seus clientes. Tendo em conta que este mercado gera cerca de US$ 600 bilhões anuais ou 20% do PIB nacional, isto representa uma grande oportunidade. Por isso, oferecer soluções inovadoras é indispensável para poder abranger as diferentes áreas de negócios que requer este setor.

Hoje em dia, é muito comum ver áreas de gestão separadas: umas dedicadas a vendas, outras a atenção ao cliente e outras a gestão de negócios, o que muitas vezes aumenta o trabalho e o esforço, afetando diretamente na rentabilidade. Portanto, um serviço integrado, no qual as unidades de negócios não estejam separadas, de modo que se as administre de maneira ampla e global, torna-se imprescindível. E uma Gestão Comercial Multicanal consegue vincular cada uma dessas áreas para alcançar estes objetivos. Neste sentido, novas soluções, como é o caso da plataforma Sales Drive Management (SDM), unem a área comercial e de atendimento com seus pontos de venda, utilizando meios de contato telefônico, web, mensagens por dispositivos móveis, e-mails, chats, entre outros possíveis, graças à junção dos modelos de negócios e centro de atenção ao cliente, permitindo que as empresas combinem a estrutura comercial com as demais ferramentas de gestão.

Longe da conhecida “televenda”, as grandes companhias de bens de consumo têm entendido que é hora de implementar uma estratégia que ofereça uma experiência omnichannel, integrando pessoas altamente capacitadas e tecnologia de ponta, para também melhorar as vendas, melhorar o relacionamento com seus clientes e ampliar significativamente sua cobertura territorial, uma vez que estes tipos de soluções permitem centralizar a venda proativa e o contato com fornecedores em um único sistema de gestão.

Podemos afirmar que o futuro da gestão comercial já chegou às mãos das companhias por meio de modelos como o SDM que, por oferecer uma experiência omnichannel e permitir integrar diferentes áreas, melhora altamente a experiência e maximiza a produtividade, tanto nas relações B2C como B2B.

Confira os quatro principais pilares da Gestão Comercial Multicanal para as empresas:

1. Redução de custos: principalmente pela capacidade de contatos por agente especializado (que é de 2 a 3 vezes maior que o modelo de venda presencial), redução nos custos de transporte de vendedores e na distribuição, dadas as ações de acompanhamento dos pedidos, que buscam diminuir as devoluções de produtos.

2. Incremento da receita: a conversão em vendas mostra-se geralmente mais alta em comparação com o modelo de venda presencial e o tíquete médio, tende a ser mais alto e com um maior mix de produtos por pedido.

3. Aproximação com o cliente: através da ferramenta multicanal two way, torna-se possível o contato por diversos meios (telefone, SMS, chat, e-mail e, em alguns casos, redes sociais) e utilizá-los para realizar pedidos, sugestões, reclamações e, inclusive, acompanhar as entregas.

4. Centralização de informações estratégicas e gerenciais: a informação precisa e real não estará mais somente em poder do vendedor presencial. Com isto, consegue-se total transparência em todos os processos, na visualização do comportamento do cliente 9suas necessidades, suas insatisfações e demais considerações) e possibilita a confecção de diferentes tipos de relatórios estratégicos para a companhia.

. Por: Isaac Ivanoff, diretor comercial da Apex America no Brasil| Perfil da Apex America —A Apex é uma empresa argentina e está há dois anos no Brasil. Atualmente, tem mais de 5 mil colaboradores em 7 países (Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Brasil, Chile, Honduras e El Salvador). Entre os clientes estão grandes empresas multinacionais dos setores de bens de consumo, tecnologia, financeiro e telecomunicações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: