Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2017 - 07:45

As vantagens da Cobrança Extrajudicial

Atualmente o cenário econômico do país reflete diretamente em significativos índices de inadimplência vivenciados pelas empresas de um modo geral.

Nesses tempos, tão importante quanto concretizar novas vendas é vender com a segurança de que se irá receber o valor combinado, se isso não ocorrer é colocado esse inadimplemento em empresas especializadas no segmento de cobranças. Escritórios de advocacia ou assessorias que são especializadas nesta área, realizam cobranças administrativas ainda na esfera extrajudicial, onde não necessariamente é preciso o intermédio de advogados.

No âmbito extrajudicial são efetuadas todas as formas possíveis para realização de um acordo antes de se tornar uma ação judicial, executando uma abordagem mais amigável possível, onde são oferecidas oportunidades de quitação e ou parcelamento do valor devido. Desta maneira evitando-se custas judiciais para o credor e alguns casos que a cobrança se “arraste” por longos anos até o recebimento.

Caso haja uma resistência de acordo com o devedor, a cobrança passa a ser mais enérgica e incisiva, deixando o devedor ciente que serão adotadas medidas judiciais e cabíveis, visando sempre á recuperação de credito.

Recentemente a cobrança extrajudicial sofreu algumas mudanças no Código Processo Civil, onde é indicado efetuar este tipo de procedimento para que se evite ainda mais ações judiciais. Desse modo, que ela seja e se torne o meio mais prático, rápido e amigável de realizar acordo entre credor e devedor estarem resolvendo esses tipos de conflitos.

É de suma importância acompanhar os vencimentos dos débitos, sempre manter controle e promover sua cobrança de forma compatível, utilizando-se de ferramentas que estão disponíveis como: e-mails, whatsapp, telefone e cadastros de devedores e, quando sem efeito todos estes meios de cobrança, se faz necessário a cobrança judicial para recuperação destes valores.

. Por: Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira