Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2017 - 08:41

Inovação e colaboração: o futuro da educação começa agora

Startup cria soluções tecnológicas para instituições de ensino e capacita professores para trabalhar com a tecnologia em sala de aula, visando a Escola do Futuro.

O modelo convencional de educação brasileiro que se arrasta há um século, não tem mais espaço nessa geração, nossos alunos não querem mais ser um copo vazio à ser preenchido apenas pelo professor, em suas salas enfileiradas e quadros negros cheios de decorebas, isso é passado. A escola do futuro sabe que é preciso trazer vida à sala de aula, que o espaço para debate é a chave para desconstrução do modelo que escola que fomos acostumados.

Idealizada em Curitiba, a startup Big Brain Education é especializada em tecnologia com foco em educação, por isso uniu esses dois talentos para ajudar escolas a transformar sua realidade, oferecendo consultoria, assessoria e capacitação para instituições de ensino de todo o país. Já são mais de 100 mil diretores, professores, alunos e colaboradores de escolas, faculdades e universidades contando com a expertise da startup em vários estados do Brasil.

A Big Brain Education, que é parceira Microsoft, promove o uso da tecnologia como instrumento de ensino e aparato fundamental para um futuro profissional de sucesso. O Office 365, por exemplo, é uma das cinco maiores habilidades exigidas nas profissões atuais, segundo levantamento realizado pelo IDC. Nesta pesquisa, o foco foram as habilidades mais procuradas na força de trabalho atual e as necessidades para obter os melhores empregos no futuro, sendo o domínio do Microsoft Office citado nos primeiros lugares.

Habilidades como pensamento criativo e crítico, resolução de problemas e colaboração são a base de currículos em todo o mundo. Elas também são o cerne de algumas das ferramentas de sala de aula mais populares da Microsoft, como OneNote, OfficeMix, Sway e o Skype.

Os educadores podem aprender novas formas de ensinar essas habilidades, aproveitando que o Office 365 Education - que é gratuito para as instituições de ensino - pode ser usado para desenvolver habilidades do século 21. "A Big Brain Education desenvolveu uma solução que usa o Office 365 de maneira simples e inovadora, melhorando a comunicação, otimizando recursos e aumentando a produtividade. Com isso, transformamos a escola num ambiente colaborativo, onde professores, alunos e pais ensinam", explica Ronei Pasquetto, Diretor de Inovação.

"O Office 365 está cada dia mais presente na sala de aula", enaltece Ronei. Prova disso são as aulas de português da professora Carol Dias, do Colégio Escrevivendo de São Paulo. Nos últimos tempos, a professora sentiu a necessidade de inovar nas aulas, já que seus alunos são altamente conectados. " Essas crianças e adolescentes são de gerações que já nasceram com essa tecnologia que está aí. Ver o mundo através dos tablets e smartphones é normal para eles, por isso nada mais natural que levar a tecnologia para sala de aula", conclui.

Uma ferramenta muito inovadora que a professora Carol incentiva seus alunos a usarem é o Sway, um recurso do Office 365. "Os alunos do 2° e 3° ano do ensino médio gostam muito desse recurso pois ele é fácil de usar e torna as apresentações muito mais interativas. Há poucos dias eles leram a obra Muito Barulho por Nada, de Shakespeare e fizeram uma apresentação sobre o tema. No Sway eles conseguiram trazer textos, fotos e vídeos sobre a obra o que enriqueceu o material", afirma.

Além da capacitação e implantação do Office 365, a Big Brain Education trabalha com outras ferramentas voltadas às instituições de ensino como por exemplo: Corujinha, um aplicativo que faz a comunicação direta entre a escola e os pais através do smartphone; o Big Classroom, um portal educacional que permite a comunicação e a interação entre professores e alunos e a Intranet, uma ferramenta pensada para aumentar a colaboração entre os funcionários das instituições de ensino, trazer economia de tempo, simplificação dos processos "Essa ferramenta trouxe simplicidade para a rotina administrativa das instituições e, principalmente, resultados operacionais e financeiros para o negócio", salienta Ronei.

A Big Brain Education representou o Brasil, na categoria Colaboração e Conteúdo no Microsoft Inspire - principal evento internacional focado em parceiros da companhia que reúne empresas de tecnologia do mundo todo - e receberá o prêmio pelo case Intranet, no próximo dia 11 de julho. "Esse prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho e nos traz ainda mais responsabilidade para continuarmos aperfeiçoando nosso produtos e serviços".

Num mundo em que as redes sociais ganham tanto espaço na vida das pessoas, a grande sacada da Big Brain Education em relação à Intranet das instituições de ensino está na customização da plataforma, construída sobre o sharepoint. "Com uma interface amigável e inspirada nos aplicativos de redes sociais, a Intranet ganha um ar menos institucional. Além disso, a identidade visual da plataforma é totalmente personalizada de acordo com o branding da instituição de ensino, o que traz originalidade ao ambiente", explica Ronei.

Carolina Dias dos Santos, coordenadora de tecnologia educacional do colégio Santo Anjo, em Curitiba, conta que uma das principais dificuldades da instituição é que seus professores trabalham em diferentes escolas e por isso, conversar com todos para entender cenários e tomar decisões rápidas era uma missão praticamente impossível. Hoje, por exemplo, para definir a data de uma reunião pedagógica com o time de professores, basta apenas enviar um Microsoft Forms com opções de dia e horários e, em duas horas, o evento está marcado. "Pode parecer brincadeira, mas antes a gente levava até um dia para tomar uma decisão simples assim. Hoje, contamos com 100% de adesão dos professores na ferramenta, acompanhamos em tempo real quem está respondendo e ainda visualizamos as respostas em gráficos que nos ajudam a tomar decisões acertadas e rápidas. Isso trouxe mais produtividade porque 80% do meu tempo está sendo economizado com o fim desse tipo de burocracia", comemora Carolina.

Descomplica —Prova disso é que as escolas que usam a Intranet da Big Brain Education percebem, em poucos meses, o crescimento da adesão dos colaboradores nas questões administrativas e institucionais da escola. " E, melhor ainda, percebem claramente que fazer parte de um ambiente corporativo transparente ajuda a derrubar as paredes departamentais da escola, aumentando a colaboração e, principalmente, o sentimento de pertencimento à instituição de ensino, com orgulho de fazer parte da empresa em que trabalham", conclui Ronei.

A Escola Bosque de São Paulo começou seus processos de transformação em Microsoft Show Case School há 7 meses. "Um dos grandes objetivos dessa mudança era despertar o desejo dos alunos aprenderem de forma mais colaborativa e por isso fomos atrás de ferramentas que trouxessem isso para dentro da sala de aula", afirma Silva Scuracchio, Diretora. Escolhemos o Office 365 e a Big Brain Education porque eles nos entregam uma solução completa, são muitos recursos com vários tipos de ofertas e para todas as idades", conclui.

Para Silvia o sucesso no processo de transformação tem a colaboração direta da Big Brain Education. "Queríamos um processo de mudança sem transtornos, de forma simples, rápida e com tranquilidade e por isso fomos atrás da Big Brain Education. Eles nos auxiliaram em todo o processo de implantação e também de capacitação dos professores de forma muito próxima e continuada". Silvia afirma ainda, que a insegurança dos professores foi vencida na medida em que iam conhecendo as ferramentas, vendo a facilidade e como eles poderiam aplicar o conhecimento adquirido dentro da sala de aula. "Hoje a gente vê a realização desse professor que está mais valorizado e se sente capaz. Conseguimos melhorar a autoestima desse profissional".

Outro ganho com a implantação do Office 365 foi na gestão da escola como empresa. Ferramentas como o OneNote nos trouxeram um ganho de tempo e produtividade enormes. Usamos na comunicação interna, nos conselhos de classe e também nos processos da escola. Além da economia de papel, acabaram os pendrives cheios de vírus".

A Diretora finaliza dizendo que a escola precisa se modernizar e acompanhar esse aluno que está aí, cheio de ideias, conhecimento e vontade de compartilhar tudo isso. "Educar é criar mentes inovadores para mudar o mundo para melhor" e é isso que estamos fazendo na Escola Bosque".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira