Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

28/06/2017 - 06:56

Descarte indevido de resíduos industriais é tema central de Websérie

Iniciativa patrocinada pelo Grupo Estre Ambiental visa conscientizar empresas.

Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos preveja o fim dos lixões e a obrigatoriedade da instalação de aterros sanitários até 2018, grande parte de tudo o que é coletado no Brasil ainda é encaminhado para locais inadequados. No caso das empresas privadas, principais geradoras de resíduos sólidos, o cumprimento da legislação por meio de uma gestão ambiental eficiente deve ser levado muito a sério. A Websérie “Lixo é só o Começo” aborda justamente esse assunto no episódio “Acidente Ecológico”, lançado nesta segunda-feira.

A iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Estre Ambiental, que realiza o gerenciamento, coleta, valorização e tratamento de resíduos de cerca de quatro mil empresas privadas nos sete estados em que atua. Hoje, a companhia é responsável por garantir que diversas empresas mantenham seu compromisso com a legislação e o meio ambiente. Considerando cada tipo de resíduo produzido, é possível fazer um planejamento que vise separar o material que pode ser reciclado, o material orgânico e os resíduos industriais líquidos poluidores.

O problema de contaminação por meio de resíduos industriais vai muito além, uma vez que a poluição atinge a água e solo, e prejudica de forma ainda mais séria todos que estão no entorno. Para que a área seja devidamente tratada, é preciso fazer um estudo de solo e de água das regiões onde estão alocadas as empresas, conforme previsto na lei estadual 038 de 2017. A norma, que entrou em vigor em fevereiro deste ano, descreve uma série de procedimentos no que se refere ao gerenciamento de áreas industriais, com novas diretrizes e responsabilidades, entre as quais estão o estudo do local do empreendimento, possíveis impactos no entorno e constante monitoramento da região.

O Grupo Estre Ambiental, por meio de tecnologias de ponta, oferece soluções para todos os resíduos gerados pela indústria: sólidos, líquidos, gasosos, tóxicos e outros. Além de prestar serviços de consultoria ambiental, transporte e armazenamento temporário para emergências de passivos ambientais, de sinistros industriais e preparação dos resíduos para destinação final, utilizando as tecnologias e o know-how de todas as empresas do Grupo.

Este cenário é o tema abordado pela série nesta semana, que tem como objetivo a educação ambiental. Por meio dos episódios, que serão lançados às segundas-feiras, nas próximas cinco semanas, será possível entender e se conscientizar, de forma lúdica, sobre diversos temas relacionados à preservação do meio ambiente e destinação correta dos resíduos.

A Websérie "Lixo é só o Começo" aborda educação ambiental em dez capítulos de entretenimento, que serão lançados semanalmente, às segundas-feiras, em um site próprio e em redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Youtube. A campanha traz filmes que apresentam, de forma didática e com linguagem direta, as responsabilidades de cada indivíduo nas rotinas do fluxo de geração, disposição e tratamento dos resíduos nas áreas urbanas e suas consequências positivas ou negativas para o meio ambiente. Idealizada por Wilson Quintella Filho, fundador e presidente do Conselho de Administração da Estre Ambiental, a série "Lixo é só o Começo" tem criação da Produtora de Conteúdo D21 e mostra, com exemplos, questões importantes da vida nas cidades.

Acompanhe os capítulos: Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrm5iE45G8yzem4RMd4glEA | Facebook: https://www.facebook.com/lixowebserie | Instagram: https://www.instagram.com/lixoesocomeco | Site: http://www.lixoesocomeco.com

A Estre é líder em soluções ambientais no País. Com vasta experiência na gestão e valorização de resíduos sólidos, oferece serviços com tecnologias inovadoras que permitem ir além da destinação final adequada. A empresa transforma lixo em energia elétrica a partir do biogás em aterros e por meio da produção do Combustível Derivado de Resíduos (CDR) – que é usado em indústrias cimenteiras; é especialista em manufatura reversa, processo que reaproveita mais de 85% do lixo eletrônico; recicla materiais de construção civil; e usa tecnologia de micro-ondas e desativação eletrotérmica para tratamento e destinação de lixo hospitalar, reduzindo em até 70% o volume de resíduos sem poluir a atmosfera. Entre seus serviços, também há a descontaminação de solos por biorremediação. A Estre mantém um programa decompliance, que inclui uma política de integridade com base na lei anticorrupção e todas as suas legislações e decretos. A companhia apoia, desde 2006, o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, que possui programas que já beneficiaram mais de 300 mil pessoas.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira