Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2017 - 07:43

Aplicativo inovador do CTC/PUC-Rio traz videoaulas gratuitas em português

Para a comunidade desenvolvedora brasileira.

Programa de Formação para Desenvolvimento iOS do Centro Técnico Científico da PUC-Rio lança DEV PUC-Rio, aplicativo para Apple TV que facilita compartilhamento de informações entre desenvolvedores de apps Apple no nosso idioma. Já são 45 vídeos gravados por alunos sobre conteúdos diversos, até então encontrado apenas em inglês

Quem cria aplicativos para iPhone normalmente costuma recorrer ao Youtube em busca de referências. Porém, apesar da larga oferta de informações hoje existentes na internet, um fator limitador é o idioma, pois muito do que se encontra está em inglês. O professor Andrew Costa, do Programa de Formação para Desenvolvimento iOS do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), percebeu essa carência e, com o auxílio de dois alunos de Design do Programa, criou o DEV PUC-Rio, portal gratuito de conteúdo audiovisual, disponível para a Apple TV, com videoaulas para a comunidade desenvolvedora brasileira. Os cerca de 45 vídeos que o portal já oferece foram gravados por alunos do Programa, que viram na experiência uma excelente oportunidade de facilitar o aprendizado de quem se interessa pelo tema. O download é gratuito na AppStore (via Apple TV de quarta geração) e outra opção de acesso é pelo canal do aplicativo no YouTube.

A iniciativa começou no final de 2016, quando o professor Costa produziu alguns tutoriais e percebeu que seus alunos estudavam por esses vídeos. Ao perceber que, por serem em português, os vídeos, naturalmente, facilitavam o aprendizado, ele desafiou seus alunos a fazerem o mesmo: produzirem vídeoaulas de até dez minutos que servissem como tutoriais. “Logo no primeiro dia de sua criação, o canal teve mais de cem visualizações. Daí tivemos a confirmação da importância de esses tutoriais existirem. Há muitas opções sobre desenvolvimento pra iOS em inglês, mas vimos a necessidade de oferecer material em português de boa qualidade, disponibilizando um maior acesso a conteúdos novos e permitindo um aprendizado mais fácil”, afirma o professor.

O app foi organizado através dos moldes do consumo por demanda, como explica o professor: “Ao invés de você ter que ir procurar no YouTube o que você quer, via Apple TV, os vídeos são elencados e organizados em categorias distintas no DEV, assim como no Netflix, onde os filmes estão classificados como Ação, Comédia etc”, explica Costa. O aplicativo oferece diversas categorias: Design, Conceitos Gerais de Programação, Desenvolvimento e Publicação. “Ao longo de 2017, iremos inserir novos conteúdos. Já confirmamos que há demanda e a produção dos vídeos facilita, não apenas o aprendizado de quem vê, mas também dos nossos alunos que os produzem”, reforça o professor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira