Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

27/04/2017 - 07:08

Nat.Genius, da Embraco, recicla 10 mil toneladas de materiais

Reciclagem de aço cresceu 39% e de plástico 30% entre 2015 e 2016. Projeto ganha destaque em estudo sobre Economia Circular no Brasil.

Quatro mil automóveis poderiam ser produzidos com as 5.667 toneladas de aço recicladas entre 2015 e 2016 pelo Nat.Genius, unidade de negócios da Embraco responsável pela logística reversa de eletroeletrônicos e componentes, dentro do conceito da Economia Circular. Quarenta e dois por cento (42%) da Torre Eiffel poderia ser construída com o ferro reutilizado, e 10,5 milhões de latinhas poderiam ser produzidas com as 144 toneladas de alumínio reaproveitadas pelo projeto. Estas são analogias que ajudam a tornar mais tangíveis os resultados mais recentes do Nat.Genius – iniciativa da Embraco que, nos dois últimos anos, devolveu aproximadamente 10 mil toneladas de materiais reciclados. Os destaques ficam para a reciclagem do aço e plástico, que registrou o maior salto de 2015 para 2016: de 39% e 30% respectivamente.

Os números justificam a inserção do Nat. Genius entre os cases levantados pelo estudo “Uma Economia Circular no Brasil: uma abordagem exploratória inicial”, conduzido pela Fundação Ellen MacArthur, entidade global que trabalha estrategicamente com diversas empresas líderes de importantes setores econômicos para demonstrar o impacto da economia circular em grande escala. O estudo avalia cases de sucesso no Brasil e serve de inspiração para acadêmicos e indústrias nacionais de diferentes setores.

A pesquisa, apresentada durante workshop da rede Circular Economy 100 Brasil (CE100 Brasil), braço da fundação que apoia empresas brasileiras na adoção da economia circular, explora três grandes áreas de interesse: agricultura e ativos da biodiversidade, edifícios e construção e equipamentos eletroeletrônicos. O estudo foi desenvolvido como um incentivo para futuras pesquisas das oportunidades da economia circular no país, além de ser um ponto de partida para empresas, acadêmicos e formuladores de políticas interessados no assunto.

“O Nat.Genius é uma operação considerada referência mundial em economia circular por meio da reconhecida Fundação Ellen MacArthur. A operação busca encontrar soluc?o?es via?veis e eficientes voltadas a? logi?stica reversa, a? reciclagem e ao desenvolvimento de produtos com base em conceitos da economia circular”, diz Luiz Ricardo Berezowski, gerente da Unidade Nat.Genius na Embraco. “A Embraco busca operar e suportar seus clientes e fornecedores a viver a Economia Circular: um conceito multidisciplinar, amplo e agregador, que precisa ser adaptado às características de cada país, região e cidade. Por isso tal estudo, é tão importante para a construção coletiva da Economia Circular em conformidade com a realidade do nosso país”, afirma o executivo.

Atualmente, a operação Nat.Genius tem capacidade para recolher anualmente 2 milhões de eletroeletrônicos e seus componentes. “Esta é a base sobre a qual a Embraco pretende criar condições para que o negócio seja expandindo rapidamente”, completa Berezowski.

. Os resultados do projeto Nat.Genius, até 2016:

Perfil — A Embraco é uma multinacional do setor de compressores herméticos para refrigeração focada em inovação. O compressor é o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 40 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 11 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil, na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia. | www.embraco.com

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira