Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

15/03/2017 - 07:47

CTC/PUC-Rio promove debate com a engenheira Marilene Ramos

Diretora de Infraestrutura e Sustentabilidade do BNDES. Palestra do dia 28 de março vai abordar os desafios da gestão ambiental no Brasil.

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) realizará, no dia 28 de março, às 17h, no Auditório do RDC, na PUC-Rio, o debate grátis e aberto a estudantes e público em geral, com o tema "Infraestrutura e Sustentabilidade no Brasil: Perspectivas e Desafios". A convidada é a engenheira Marilene Ramos, Diretora de Infraestrutura e Sustentabilidade do BNDES, e a iniciativa faz parte do evento "Seminários 2017 — Pós-graduação em Engenharia Civil". Ex-presidente do IBAMA, Mestre em Engenheira Civil e Doutora em Engenharia Ambiental pela Coppe/UFRJ, Marilene vai falar sobre o desenvolvimento da malha de infraestrutura brasileira, com foco em saneamento básico, logística, mobilidade urbana e energia.

As ações na área ambiental decorrentes do Acordo de Paris também serão discutidas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, desde setembro de 2016, o Brasil aderiu ao acordo, tendo como meta reduzir, até 2025, a emissão de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, e, em 2030, atingir o patamar de 43% de redução com relação ao mesmo ano. Para chegar a estes resultados, o país se compromete a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética para aproximadamente 18% até 2030, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, assim como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética em 2030.

Marilene possui reconhecida experiência na área de gestão ambiental. Antes de ocupar a presidência do IBAMA, já havia presidido o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e sido Secretária do Ambiente no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, acumula a função de Diretora no BNDES com a de professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

A palestra conta com o apoio da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e das empresas Seel, Huesker e Maccaferri.

. Seminário "Infraestrutura e Sustentabilidade no Brasil: Perspectivas e Desafios", dia 28 de março de 2017, às 17h, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Auditório do RDC (Prof. Del Castilho). Inscrições: Não é preciso inscrição prévia. Palestrante: Marilene Ramos - Diretora de Infraestrutura e Sustentabilidade do BNDES.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira