Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2017 - 08:17

Encadeamento produtivo vai beneficiar transformadores de farinha

Sebrae e M. Dias Branco vão promover cursos de capacitação para melhorar a produtividade de pequenos negócios de seis estados do Nordeste.

O Sebrae e a M. Dias Branco, empresa líder na fabricação de biscoitos e massas no Brasil, lançam no dia 9 de março (quinta-feira), em Fortaleza (CE), uma parceria para qualificar distribuidores e transformadores de farinha no Nordeste. As duas instituições vão se unir para capacitar 800 pequenos negócios em seis estados da região — Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O encadeamento produtivo é uma estratégia incentivada pelo Sebrae para promover a inclusão de pequenos negócios em cadeias de valor de empresas maiores, adequando as pequenas empresas aos requisitos das grandes, com ganhos para todos os envolvidos. Esse é o primeiro projeto nacional do Sebrae com uma grande empresa do setor de trigo. O investimento será de R$ 6,4 milhões para um período de três anos.

“Para participar das cadeias de valor, as micro e pequenas empresas precisam ser mais competitivas. O projeto prevê a realização de diagnóstico para avaliar a maturidade de gestão das empresas. Em seguida, os pequenos receberão um conjunto de intervenções customizadas, com vistas a ajudá-los a inovar em métodos e processos de produção e gestão mais eficientes”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Ele diz que um diferencial do projeto é a descentralização das ações, que serão realizadas também no interior e não apenas em capitais. Os cursos, que começam este ano, vão beneficiar microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas de Salvador (BA), João Pessoa (PB), São Luís (MA), e das regiões do Cariri e Sobral (CE), Caruaru (PE) e Mossoró (RN).

“A M. Dias Branco tem uma expertise na fabricação e venda da farinha de trigo, com a especialização da qualificação técnica dos produtos, e o Sebrae tem a expertise de gestão de micro e pequenas empresas e MEI. Um trabalho que alia a qualificação técnica à qualificação em gestão realmente vai conseguir promover e desenvolver esse setor. É bom do ponto de vista comercial para todos”, afirma Arthur Benevides, gerente de Planejamento Comercial Moinhos da M. Dias Branco. A parceria entre Sebrae e M. Dias Branco foi iniciada em 2012, com um projeto piloto de capacitação de 25 padarias e boleiras, no Rio Grande do Norte. Os bons resultados contabilizados pelos participantes, por meio de ganhos de qualidade e faturamento, motivaram as instituições a ampliar a parceria para mais estados.

O empresário Tennyson Brito foi um dos participantes do projeto piloto. Ele é proprietário da Gosto de Pão, uma empresa familiar com 25 anos e cinco lojas em Natal (RN). “Uma das lojas participou do projeto, que durou cerca de um ano. Tivemos um acréscimo em torno de 20% no faturamento, após a capacitação”, afirma. Para ele, os aprendizados mais importantes foram no controle de produção. “Antes, o processo tinha por base a experiência do padeiro, que definia a quantidade e a receita. Passamos, porém, a fazer e controlar planilhas e receitas, o que ajudou na padronização do produto e na racionalização da matéria-prima”, conta Tennyson. | Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira