Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2017 - 07:54

‘Diálogos do Brincar’ de 2017

Importância do brincar ao ar livre e conexão das crianças com a natureza serão abordadas na reestreia das videoconferências ‘Diálogos do Brincar’ de 2017. ‘Cidades, Criança e Natureza’ será tema discutido por Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza. Conversa terá transmissão online dia 09 de março, às 19h.

Não há dúvidas de que a vida nas grandes metrópoles afasta, de forma crescente, as crianças do convívio com a natureza. Muitas ficam restritas a espaços fechados: casa, escola, carros, clubes. Estão sempre entre muros, o que impossibilita a experiência de brincarem ao ar livre, em espaços abertos, públicos, comunitários. O contexto é preocupante, já que o contato com o ambiente natural contribui para o desenvolvimento integral da criança. Estudos afirmam que, conviver em espaços naturais e abertos traz benefícios sociais, intelectuais, emocionais, espirituais e físicos à criança.

Para refletir sobre a importância e o direito de brincar ao ar livre, Laís Fleury, coordenadora do ‘Criança e Natureza’, do Instituto Alana, participa do 1º encontro da série ‘Diálogos do Brincar’ de 2017, com o tema ‘Cidades, Criança e Natureza’. O bate-papo será exibido ao vivo pelo site do Território do Brincar, no dia 9 de março às 19h (horário de Brasília). Todos os encontros contarão com tradução simultânea em libras.

Comprometida em garantir que crianças, principalmente das áreas urbanas, cresçam e se desenvolvam em contato com a natureza, Laís compartilhará reflexões sobre a importância do brincar ao ar livre, além de dicas práticas para que pais, educadores e demais cuidadores assegurem a conexão dos pequenos com os elementos da natureza (mesmo em ambientes aparentemente hostis, como grandes metrópoles ou escolas que, tantas vezes, carecem de áreas verdes). “A reaproximação das crianças com a natureza ainda é um debate desarticulado e pulverizado. Queremos comunicar à sociedade sobre sua importância e mostrar quais são os impactos positivos desse contato”, salienta Laís.

Em 2017, a iniciativa ‘Diálogos do Brincar’ trará, a cada bimestre, discussões e reflexões sobre temas que tocam a infância, o brincar e a educação. Para saber mais e acompanhar a programação das videoconferências, siga o Território do Brincar no Facebook e no Instagram. A iniciativa é correalizada pelo projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana

Perfil —O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira