Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2017 - 07:54

Fábricas do Futuro podem reduzir até 20% dos custos totais de produção, diz BCG

Gestores acreditam que podem se beneficiar ao implantar elementos da fábrica do futuro, mas ainda têm dificuldades para iniciar as mudanças.

As Novas tecnologias, como a internet das coisas, estão mudando profundamente a produção industrial, provocando o crescimento da “Fábrica do Futuro”. Para entender como serão as plantas industriais em 2030, suas estruturas, tecnologias e processos, o The Boston Consulting Group (BCG) lança o artigo The Factory of The Future, que entrevistou mais de 750 gerentes de produção de empresas líderes do setor automotivo, de produtos de engenharia e de processos industriais.

De acordo com estudos da consultoria, o desenvolvimento da estrutura, digitalização e processos das plantas – elementos-chave para as Fábricas do Futuro - podem causar um impacto nos custos totais de produção, que terão uma redução de até 20%, dependendo dos preços de material. Durante um período de dez anos, os investimentos acumulados de uma empresa para capturar esses benefícios serão de 13% a 19% da receita de um ano.

Segundo o BCG, as estruturas das plantas precisam ser mais flexíveis, com uma linha de produção modular e produção sustentável. Gestores do setor automotivo que foram entrevistados esperam que a estrutura seja importante para o futuro: 86% deles afirmam que estas mudanças serão altamente relevantes em 2030, enquanto 43% dizem elas já são importantes. Quando o tópico é digitalização, 13% desses gestores ressaltam que uma planta digitalizada é importante atualmente, enquanto 70% acreditam que ela será altamente relevante apenas no futuro.

Ao usar novas tecnologias digitais, fabricantes estão levando uma gestão simplificada para o próximo nível e explorando todo seu potencial com foco em dois elementos: foco no cliente e melhoria contínua. O BCG identificou que otimizar os processos de uma fábrica será ainda mais importante no futuro, como afirmaram 97% dos participantes da pesquisa - atualmente, “melhorar os processos” é importante para 70% dos entrevistados.

Os executivos também têm uma grande ambição para elevar a capacidade de suas fábricas. 85% dos entrevistados acreditam que eles podem se beneficiar ao implantar elementos da fábrica do futuro. No entanto, muitos ainda estão tendo dificuldades para atingir os resultados esperados. Apesar de 74% dos entrevistados apontarem que suas empresas implantaram ou planejam implantar esses elementos nos próximos cinco anos, apenas 25% deles afirmam ter conquistado seus objetivos no último ano.

O The Boston Consulting Group (BCG) é uma empresa de consultoria de gestão global e líder mundial em estratégia de negócios. Fazemos parcerias com clientes em todos os setores e regiões do mundo para identificar as oportunidades que mais geram valor, abordar os desafios mais importantes e transformar o negócio de nossos clientes. Nossa abordagem personalizada combina um amplo entendimento da dinâmica das empresas e mercados, em colaboração com todos os níveis da empresa de nosso cliente. Criado em 1963, o BCG é uma empresa privada, com 85 escritórios em 48 países. |http://www.bcg.com

Bcgperspectives.com apresenta o pensamento mais recente de especialistas do BCG, bem como de CEOs, acadêmicos e outros líderes. Abrange questões do topo da agenda dos executivos, e também fornece acesso na íntegra ao extenso arquivo do BCG. Todo o conteúdo — incluindo vídeos, podcasts, comentários e relatórios — pode ser acessado através de dispositivos móveis, tablets e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira