Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2017 - 07:24

Reportagem do Globo recebe prêmio Rei da Espanha de jornalismo

Jornalista Vinicius Sassine foi premiado pela reportagem "Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos".

O jornalista Vinicius Sassine, do Globo, foi o vencedor do Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo, na categoria Imprensa, pela série de reportagens que revelaram as seguidas recusas da Força Aérea Brasileira (FAB) que impediram a realização de transplantes de órgãos no país. Sassine foi um dos grandes vencedores da tradicional premiação ao lado de nomes de peso do jornalismo como o espanhol Arturo Perez-Reverte, a hispano-uruguaia Carmen Posadas, o site do jornal "El País" e outros profissionais da informação da Colômbia, Cuba, México e Espanha.

Em janeiro de 2016, foi revelado um caso isolado de um menino que viria a falecer depois de não ter recebido a tempo um coração por falta de transporte. Desde então, a série de reportagens passou a ser publicada e, após um cruzamento de informações inclusive com o uso da Lei de Acesso à Informação, o repórter identificou que várias recusas da FAB em levar um órgão para ser transplantado ocorriam e coincidiam com voos de autoridades, considerando data e hora.

O impacto da reportagem levou o então presidente interino Michel Temer a assinar um decreto, de número 8.783, de 6 de junho, determinando que ao menos uma aeronave ficasse sempre à disposição exclusivamente para o transporte de órgãos. Após essa medida, o número de pacientes transplantados, beneficiados por essa iniciativa, aumentou significativamente.

O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha visa reconhecer o trabalho informativo dos jornalistas profissionais de línguas espanhola e portuguesa dos países membros da Comunidade Latino-Americana de Nações e daqueles com os quais a Espanha mantém laços de natureza histórica e cultural. Eles são concedidos anualmente desde 1983, quando foram criados pela Agência EFE e pela AECID (Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo).

A série de reportagens do Globo também venceu, em novembro de 2016, o Prêmio Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira