Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2016 - 07:50

Logística como fonte de competitividade: um dos temas da ENAEX 2016

Evento, promovido pela AEB, acontece dias 23 e 24 de novembro, no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro — “Logística: reduzir custos e elevar competitividade das exportações” será o tema de um dos painéis que vão discutir as principais questões relacionadas ao comércio exterior brasileiro durante a 35ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2016). Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento acontece em 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, e terá como tema “Exportar para crescer”.

Durante o painel com foco em Logística, que contará com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, e o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, entre os debatedores, serão abordados os principais problemas que causam entraves para que os modais possam oferecer melhores condições para incrementar a competitividade do comércio exterior brasileiro.

Os debates têm, ainda, o objetivo de formular sugestões e apontar as prioridades do setor exportador e importador, visando a excelência logística para o comércio exterior.

Segundo Tokarski, é preciso rediscutir procedimentos para diminuir a burocracia. “Acredito que temos uma janela de oportunidade para reduzirmos as exigências em nossos normativos, uma vez que o ambiente institucional nos leva a rever o excesso de burocracia instalada, a qual desestimula o privado e atrapalha ou até inviabiliza a realização de determinados e necessários investimentos públicos para melhoria de nossa logística”, afirma. “Tirar burocracia em excesso é diminuir custos propiciando maior competitividade”, enfatiza.

O ENAEX 2016 — Durante o ENAEX 2016 os participantes vão ter acesso a workshops, painéis e discussões sobre os principais temas ligados ao comércio exterior brasileiro. Terão ainda a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião do Conselho de Comércio Exterior do Mercosul (MERCOEX), formado pelas coirmãs da AEB no âmbito regional: CERA (Câmara de Exportadores de la República Argentina), UEU (Unión de Exportadores del Uruguay) e CIP (Centro de Importadores del Paraguay).

Em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano anterior, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concederão durante o evento o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2016, que está em sua 22ª edição.

As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site www.enaex.com.br, onde os interessados poderão encontrar também mais informações sobre o evento.

. Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2016), dias 23 e 24 de novembro de 2016, das 8h a 19h (23/11) e 8h a 17h (24/11), no Centro de Convenções SulAmérica, Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ. Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2016.

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como as atividades correlatas e afins. Fundada em 20 de agosto de 1970, a AEB tem como principal objetivo atuar junto aos órgãos públicos e privados pela adoção de medidas que favoreçam a expansão competitiva e sustentável do comércio exterior. Também busca promover a aproximação de todos os elos da cadeia de negócios com fins de estudos técnicos, cooperação e defesa dos interesses e objetivos comuns, visando ao desenvolvimento econômico e social do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: