Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2016 - 07:09

FACHA promove a terceira edição do desembaraço: um papo universitário

Evento celebra o Dia da Consciência Negra e conta com participantes da UERJ, UFF, PIC-Rio e Unirio. A jornalista Flavia Oliveira e a desembargadora Ivone Caetano estão entre os palestrantes.

A FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso promove, pelo terceiro ano consecutivo, o evento Desembaraço: Um papo universitário, nos dias 16 e 17 de novembro, como uma celebração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O Desembaraço nasceu a partir da união de um grupo de amigos negros que decidiram debater as questões raciais, tendo como ponto de partida o fato de o racismo no Brasil ser estrutural e um tema que precisa ser debatido com frequência e em todos os lugares.

Com o aumento do número de estudantes negros nas instituições de educação, os alunos da FACHA decidiram se reunir e colocar em prática uma série de pautas, buscando autonomia, voz e protagonismo. “Trazemos excelentes palestrantes com profunda propriedade, representatividade e referência”, explica a aluna Caroline Lourenço, uma das idealizadoras do encontro.

O evento é organizado pelo Núcleo Heleno Alves, em parceria com o Núcleo Artístico Cultural, e tem o apoio da FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso. A entrada é gratuita e as palestras acontecem no campus de Botafogo, na Rua Muniz Barreto, 51.

Programação: 16 de novembro (quarta-feira), das 10 às 12h, na Biblioteca Central Miguel Alonso. Palestrantes: Marcello Dughetto (rapper e idealizador do DUTO); Samuel Lima (Mestrando Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas);

Walmyr Jr. (Historiador, Conselheiro Nacional de Juventude e membro da Pastoral Universitária da PUC-Rio) e Michael Azevedo (Estudante de Ciências Sociais da UERJ e membro do Coletivo Frente Negra na UERJ). Moderadora: Juliana Queiroz (estudante de Radialismo da FACHA)

16 de novembro (quarta-feira), às 18h30 às 22h, no Auditório Barbosa Lima Sobrinho. Palestrantes: Flávia Oliveira (Jornalista), Marcela Lisboa (Estudante de Jornalismo da FACHA, Produtora Cultural e integrante da Cia CorpAFRO) e Ivone Caetano (Desembargadora do TJ). Moderadora: Caroline Lourenço (Jornalista formada pela FACHA).

17 de novembro (quinta-feira), das 10h às 12h, na Biblioteca Central Miguel Alonso. Palestrantes: Jo?o Vitor Assis (Estudante de Comunicação Social- Relações Públicas e integrante do coletivo Frente de Negras e Negros da UERJ); Nathali de Deus (Estudante de Antropologia na UFF e integrante do coletivo negro da UFF- CENUFF); Lucas Nonato (Estudante de Gestão Pública para o desenvolvimento econômico e social- UFRJ e representante do coletivo negro da UNIRIO- Luisa Mahin); Ronilso Pacheco (Interlocutor Social do Viva Rio, graduando em Teologia pela PUC-Rio, membro do Coletivo Nuvem Negra e autor do livro Ocupar, Resistir, Subverter). Moderadora: Marcella Cabral (Estudante de Publicidade e Propaganda da FACHA).

17 de novembro (quinta-feira), das 18h30 às 22h, no Auditório Barbosa Lima Sobrinho. Palestrantes: David Judson do Nascimento Azevedo (Professor Doutor da FACHA) e Luciana Barreto (Jornalista). Moderadores: Tatiane Alves (Estudante de jornalismo da FACHA) e Sady Biachin (Professor Mestre da FACHA e coordenador do Núcleo Artístico Cultural). Entrada: gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira