Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2016 - 06:42

Troféu Raça Negra 2016 homenageia a cantora Elza Soares

Entrega do prêmio, um dos mais tradicionais do gênero em todo o país, acontecerá no dia 21 de novembro(segunda-feira), na Sala São Paulo.

O Troféu Raça Negra, um dos mais importantes eventos do gênero em todo o país, premia personalidades que se destacaram na sociedade, em especial frente à comunidade negra. Este ano, fazem parte da seleta lista nomes como o da presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia e do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip. O ex-senador norte-americano, militante dos direitos dos negros, o reverendo Jesse Jackson, também participará da solenidade.

Em sua 14ª edição, o evento homenageia a cantora Elza Soares, dona de uma das maiores vozes do Brasil. Realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras, a premiação trará ainda vários artistas interpretando canções que marcaram a carreira da diva do samba e da MPB. A festa acontecerá no dia 21 de novembro de 2016, na Sala São Paulo, e reunirá centenas de convidados, entre personalidades públicas, representantes do governo e instituições parceiras.

Conhecida como o “Oscar” do cenário afro, a solenidade premia pessoas de destaque da comunidade negra nacional e internacional. Entre os nomes agraciados este ano estão o sambista Arlindo Cruz; a judoca medalhista de ouro nas olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva; Sabrina de Paiva e Raissa Santana, Miss São Paulo e Miss Brasil 2016, respectivamente; David Uip, Secretário da Saúde do Estado de São Paulo; a americana Kim Cape, Secretária Geral do GBHEM (General Board of Higher Education and Ministry), entre outros.

Este ano, a apresentação ficará a cargo do casal de atores Fábio Rhoden e Lidi Lisboa, junto com os também atores Érico Brás e Kênia Maria –mestres de cerimônia e premiados com o troféu na edição de 2015. Quem também repete a bem-sucedida participação no evento é o ator Eduardo Acaiabe, que assina novamente a direção geral da festa.

No palco do Troféu Raça Negra 2016, várias atrações e participações especiais foram escolhidas a dedo para homenagear a cantora Elza Soares, considerada pela BBC de Londres uma das vozes do milênio. O cantor e compositor Chico César, o tenor David Marcondes, o cantor Rubi, o rapper Bnegão, o cantor e compositor Liniker e a cantora Juçara Marçal irão se apresentar cantando grandes sucessos da homenageada, que também irá fazer uma performance surpresa na festa. O Coral da Universidade Zumbi dos Palmares e as crianças da Escola de Sampa Vai-Vai também farão parte da homenagem à Elza Soares.

Participações especiais — Premiado com o Troféu Raça Negra em outras edições, o ex-senador e militante dos direitos dos negros, o Reverendo americano Jesse Jackson, fará uma participação especial no evento, assim como a atriz mineira e mestre de cerimônia da edição de 2015, Érika Januza.

Elza Soares —A escolha de Elza Soares como homenageada reforça a importância de seu trabalho, principalmente neste momento em que vêm ganhando mais destaque as discussões relacionadas ao empoderamento feminino. “Elza Soares nos representa. Ela personifica a mulher negra, vitoriosa, que conseguiu conquistar o seu lugar mesmo em um universo ainda repleto de preconceitos relacionados à raça, gênero e condição social”, explica Francisca Rodrigues, presidente do Troféu Raça Negra.

Da infância pobre na Favela Moça Bonita ao estrelato, Elza Soares traçou um caminho de muita luta até conquistar o lugar que hoje ocupa e sempre mereceu. Atualmente, a artista apresenta o show A Mulher do Fim do Mundo (direção-geral de Guilherme Kastrup), espetáculo e disco homônimo aclamados pelo público, que causaram enorme impacto na crítica brasileira, resultando nos prêmios de "Melhor Show Nacional", da Folha de S.Paulo e do Estado de S.Paulo, de "Melhor Álbum", pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e de "Melhor Álbum de 2015" e "Melhor Música de 2015" ("Maria da Vila Matilde") pela revista Rolling Stone Brasil.

Os premiados.: Elza Soares: Cantora | Carmen Lúcia: Presidente do Supremo Tribunal Federal | Arlindo Cruz: cantor | Raul Botelho: Tenente-Brigadeiro do Ar, da Aeronáutica Brasileira | Papa Paul Kisolokele: religioso de Angola | Kim Cape: Secretária Geral do GBHEM - Presidente do fundo norte-americano de investimentos do Instituto Metodista de Serviços Educacionai| Arnaldo Niskier: Escritor e Membro da Academia Brasileira de Letras | Rafaela Silva: Judoca ganhadora da medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016 | Cláudio Lamachia: Presidente do Conselho Federal da OAB | Sheila Cristina Nogueira da Silva: Mãe de Carlos Eduardo (19 anos), assassinado por uma bala perdida no Rio de Janeiro| David Uip: Secretário da Saúde do Estado de São Paulo | Sabrina de Paiva: Miss São Paulo 2016 | Mauro Silva: Campeão da Seleção Brasileira e Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol | Rodney Williams: Vice-Presidente da Microsoft Brasil| Raissa Santana: Miss Brasil 2016 | Francisco Macena: Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Paulo | Walter Feldman: Presidente da Federação Paulista de Futebol | Antônio Mosquito: empresário angolano.

Perfil —O Troféu Raça Negra, realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e Afrobras, foi criado em 2000, durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil, e se tornou anual a partir de 2004, sempre reconhecendo a atuação de uma pessoa de destaque da comunidade negra nacional ou internacional. Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues e Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal e Cartola foram alguns dos laureados em edições anteriores do prêmio.

A Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a ONG Afrobras, realiza também a FlinkSampa - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que acontece no Memorial da América latina, nos dias 18 e 19 de novembro (sexta e sábado).

Troféu Raça Negra 2016, dia 21 de novembro (segunda-feira), às 19 horas, na Sala São Paulo, Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos. Evento para convidados. [www.trofeuracanegra.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira