Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2016 - 08:06

Blindados do Exército Brasileiro são transportados por ferrovia


VLI levou sete carros de combate do Triângulo Mineiro para Brasília por meio de vagões-plataforma.

Acostumada a escoar grãos, açúcar, aço entre outras comoditties país afora por meio de suas ferrovias interligadas a portos e terminais, a VLI desta vez deparou-se com um desafio inédito: transportar blindados do Exército Brasileiro. A inusitada ação foi realizada em 31 de agosto, quando os trens da empresa carregaram sete veículos de guerra de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde há um batalhão do Exército, até Brasília, onde os carros participarão das festividades de 7 de Setembro, Dia da Independência.

Fabricados em Sete Lagoas (MG) — Os blindados transportados são do modelo Guarani, considerados os mais modernos utilizados pelo Exército. Fabricado em Sete Lagoas (MG), possuem tecnologia 100% nacional e são parte estratégica do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa do país.

Para transportar os blindados, a VLI utilizou quatro vagões-plataforma, o mais adequado para este tipo de operação. Apesar de ser um carregamento diferente dos realizados habitualmente, a empresa não precisou fazer grandes adaptações de estrutura para cumprir a missão com segurança.

Uma das poucas adaptações implantadas foi a rampa de aço para o acesso dos blindados às plataformas. A partir do momento que os Guaranis estavam acomodados, foram fixados nos vagões com cintas específicas para amarração de cargas pesadas. Estas cintas envolveram as rodas que compõem cada blindado, e depois presas em ganchos com catracas para aperto.

Todo este processo de embarque durou cerca de quatro horas, com a operação sendo concluída totalmente em pouco mais de 24 horas. O trem, que circulou a uma velocidade máxima de 35 km/h, chegou à capital federal na manhã do dia 1º de setembro (quinta-feira).

“Para realizar o carregamento desses carros de combate fizemos diversos testes, desde o embarque, passando pela fixação até uma simulação de viagem. Cada vagão comporta até dois blindados. Foi uma operação interessante que mostra a versatilidade das soluções oferecidas pela empresa e o trabalho de todos envolvidos”, explica o supervisor de Segurança Empresarial da VLI, Fulvio Marques.

Blindado Guarani — Com capacidade para 11 homens — sendo nove combatentes, um atirador e um condutor —, o blindado Guarani contém, além de ar condicionado, uma série de inovações tecnológicas: baixa assinatura térmica e radar — o que dificulta sua localização pelos inimigos; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro; navegação por GPS; freios ABS; tração 6x6 com alcance operação de até 600 km; visão noturna; motor de 383 cavalos, com velocidade máxima de 100 km/h; sistema de gerenciamento de campo de batalha; e sistema de consciência situacional.

O Guarani também é preparado para navegação, com hélices traseiras que lhe dão capacidade anfíbia. Suas torres podem ser equipadas com canhões de munição de 30mm, além de metralhadoras .50 e 7,62mm. É projetado para atingir alvos aéreos e terrestres

Perfil — A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: