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13/08/2016 - 07:40

Contax encerra o 2T16 com receita líquida de R$ 517,1 milhões e margem bruta de 13,2%

São Paulo —A Contax, uma das maiores empresas de BPO e CRM do país, encerrou o segundo trimestre de 2016 com receita operacional líquida de R$ 517,1 milhões, em linha com o reportado pela empresa nos três primeiros meses de 2016. A companhia apresentou também melhora de R$ 26,3 milhões na margem bruta do período.

Os esforços aplicados na redução de custos possibilitaram a melhora no resultado bruto, com crescimento de 62,6% se comparado aos três primeiros meses de 2016.

O Ebitda do segundo trimestre de 2016 demonstrou avanço de R$ 23,1 milhões se comparado aos três primeiros meses ano e indicando evolução para os próximos trimestres. O valor do Ebitda desconsiderando itens não recorrentes foi de um saldo negativo de R$ 5,2 milhões versus saldo negativo de R$ 22,2 milhões do trimestre anterior.

Como mais uma demonstração positiva no balanço, o capital circulante líquido da Contax passou de um saldo negativo de R$ 545,7 milhões no segundo trimestre de 2015 para um resultado positivo de R$ 437,1 no fim de junho de 2016.

Outro importante fato recente para a companhia foi a entrada da Companhia no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da BMF&Bovespa. O movimento, finalizado em julho, ocorreu em meio ao movimento de retomada do foco da Contax no mercado nacional, após a venda da Allus e elevou o grau de confiança de todos os stakeholders da companhia, incluindo clientes e investidores.

Dentro do processo de reestruturação e turnaround operacional e de qualidade, a Contax segue em processo contínuo de adequação da capacidade instalada e melhoria de eficiência, reflexo percebido no índice de ociosidade observado ao longo do primeiro semestre do ano, avançando no objetivo estratégico de atingir em dezembro de 2016 níveis próximos a 10%.

Em junho, a Contax ficou em 1º lugar no ranking de qualidade de um importante cliente do segmento de telecomunicações. Esse ranking avalia a qualidade do atendimento com base em índice de rechamadas, resoluções em 1º nível e avaliação direta do usuário final. O reconhecimento reflete o empenho em atuar de forma consultiva junto aos nossos clientes, entendendo as necessidades para formatar soluções personalizadas e alcançar melhores resultados.

A Companhia apresentou também progresso em seus indicadores operacionais de turnover e absenteísmo, especialmente na operação de contact center. A reação destes indicadores reflete as ações proativas de liderança das equipes, evolução de seleção através da aplicação de modelos analíticos na contratação e retenção dos melhores profissionais nos processos de ajuste de estrutura.

Ainda em um ambiente macroeconômico desafiador no Brasil, a Companhia ganhou no trimestre importante contrato para ampliar o atendimento a um cliente em sua operação de TV paga. “Além disso, iniciamos operações de um novo cliente do setor de utilities além de ampliarmos o relacionamento com segmentos de maior potencial de crescimento, como o de healthcare, em linha com a estratégia da Companhia de diversificação de verticais”, destaca Marcelo Chianello, diretor Executivo Multissetor.

Em resumo, os resultados apresentados evidenciam que a empresa está no caminho certo, atuando em frentes relevantes que objetivam assegurar o negócio de CRM e BPO. “O direcionamento é manter e, em alguns casos, intensificar esse movimento para que os próximos meses apresentem resultados ainda melhores e, possamos, com segurança, alcançar a sustentabilidade do nosso negócio”, pontua Cristiane Barretto, CFO Contax.

Nelson Armbrust, CEO Contax finaliza: “reafirmamos o foco total no processo de transformação da companhia e na execução da estratégia de manutenção da Contax como líder na oferta de soluções taylor-made, que combinem tecnologia e maior produtividade. Com esses avanços, acreditamos ser possível consolidar ainda mais a Contax como um parceiro importante na entrega de soluções diferenciadas para os nossos clientes.”

Perfil —A Contax oferece soluções completas em CRM e BPO, entendendo o consumidor de forma integrada e multicanal. Há mais de 15 anos no mercado, tem como meta a busca constante por excelência na entrega de serviços, em um processo contínuo de melhoria e inovação por meio de pessoas qualificadas, tecnologia de ponta e unidades operacionais modernas e sustentáveis. É uma das maiores empregadoras formais do país, com cerca de 59 mil colaboradores, e tem a missão de inserir jovens no mercado de trabalho, além de um papel fundamental em relação ao setor e à sociedade: motivar, treinar e capacitar milhares de pessoas que iniciam sua vida profissional na empresa, tornando-as especialistas e detentoras de práticas específicas do setor. A Contax acredita em sua capacidade de protagonizar a transformação nos relacionamentos, porque relacionamentos transformam pessoas, empresas e o mundo. | www.contax.com.br.

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