Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2016 - 08:27

DHL mantém equipe dedicada ao transporte aéreo de produtos perecíveis

Exportação de ovos férteis vem crescendo nos últimos anos; frutas como mamão, manga, limão e figo também tem chegado a outros países. Com equipe especializada, DHL Global Forwarding faz todo o gerenciamento da carga, incluindo liberações alfandegárias e sanitárias, além do agenciamento do frete aéreo.

São Paulo — A DHL Global Forwarding, divisão do Grupo Deutsche Post DHL especializada em fretes aéreos e marítimos, mantém uma equipe dedicada (Customer Service), desde 2006, para o gerenciamento de fretes aéreos de produtos perecíveis no Brasil. Formada por cinco pessoas com experiência na área, esta equipe é responsável pelo agenciamento do frete, a recepção da carga no aeroporto, as liberações alfandegárias e sanitárias envolvidas no processo e o acompanhamento de todo o percurso aéreo. Atualmente, os produtos com maior demanda e potencial são os ovos férteis, cuja movimentação de carga na DHL vem crescendo uma média de 5% ao ano, e frutas, cujos produtores brasileiros vêm acionando o modal aéreo para atingir novos mercados.

De acordo com Maurício Coelho, diretor do Produto Aéreo da DHL Global Forwarding, “os produtores brasileiros de perecíveis têm competitividade no mercado internacional, ainda mais agora com a cotação do real em relação ao dólar na casa dos R$ 3”. O executivo explica que o embarque de produtos perecíveis pelo modal aéreo já está consolidado como a melhor forma para que o produto chegue ao destino com as mesmas características com que sai do produtor. Atualmente, as frutas com maior destaque nas exportações realizadas pela DHL são o mamão papaia (oriundo do Espírito Santo e do Nordeste), a manga (Nordeste) e o figo (Sudeste). Os mercados alvo principais para as frutas são os Estados Unidos e a Europa, e o Oriente Médio e a América Latina, no caso dos ovos férteis.

A DHL opera rotas e hubs que abrangem mais de 220 países em todo o mundo, com voos diários para os Estados Unidos e a Europa. Devido a sua delicadeza, as frutas e os produtos perecíveis são transportados em pallets aéreos e mantidos sob temperatura controlada, em torno de 10°C. Além disso, se o cliente desejar um pacote mais completo, a DHL possui operadores próprios nos principais aeroportos do mundo e equipe dedicada à área de perecíveis com operação end to end, ou seja, que fazem com que os produtos cheguem até a prateleira do consumidor. “Mesmo com o câmbio favorável, consolidar uma operação de exportação é um desafio, mas um operador logístico experiente como a DHL facilita muito a movimentação da carga, a liberação alfandegária e o atendimento a normas san itárias, viabilizando e potencializando todo o negócio. Com a DHL, o cliente mantém também a visibilidade do status da carga, o que confere mais consistência à operação”, completa Maurício Coelho.

Para produtos perecíveis de maior valor, a DHL Global Forwarding oferece também uma solução exclusiva de monitoramento online de carga: o DHL Thermonet, um sistema voltado ao transporte aéreo que permite monitorar a temperatura e rastrear a carga 24/7, garantindo que a cadeia logística atenda os princípios de boas práticas de distribuição (Good Distribution Practices). Além disso, o sistema mantém registrada toda a trilha de documentação (SOP) e trajetória das mercadorias, cujos dados ficam armazenados na nuvem por sete anos e podem ser acessados, com segurança, via internet.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: