Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

11/08/2016 - 08:55

Essilor Adota Solução de MDM de Clientes & Produtos


A Essilor Brasil, integrante do grupo líder mundial na fabricação de lentes oftalmológicas, que produz e comercializa produtos associados às marcas Varilux®, Crizal®, Lentes Kodak e Xperio®, está utilizando uma plataforma de gestão da informação que lhe garante visão unificada e articulada de todas as informações de clientes e produtos provenientes de diversas fontes e em diferentes formatos de dados.

Através da solução MDM da MD2 Consultoria e Negócios, a empresa está sendo bem sucedida ao extrair o máximo de valor de suas bases de dados com resultados consistentes na melhoria do relacionamento com seus clientes, na maior visibilidade para atendimentos personalizados, nas ações rápidas para garantir a satisfação plena de seus consumidores, na gestão centralizada da qualidade da informação e na governança de dados em nível corporativo.

Desde 2005, a Essilor vem pondo em prática uma estratégia de negócios fortemente ancorada na formação e consolidação de parcerias com outras empresas do setor. De lá para cá, mais de 150 operações já foram realizadas para ampliar o portfolio, fortalecer a estrutura logística e melhor atender o mercado.

De acordo com Jorge Osman, CIO da Essilor, a cada nova parceria ou associação operacional, a Essilor recebe grandes quantidades de silos de dados heterogêneos e alguns estratégicos, mas difíceis de integrar na inteligência de negócios. “São informações preciosas que, junto com o acervo já existente, ajudam a aumentar a competitividade da Essilor, mas trazem desafios, como formas de representação com grafias distintas, práticas cadastrais incompatíveis e variações no armazenamento dos dados mestres”, explica ele.

Para resolver esta complexidade, a MD2 apresentou às equipes da empresa um modelo de infraestrutura de dados com arquitetura orientada a serviços (SOA), explorando recursos funcionais da plataforma IBM InfoSphere Information Server e metodologia de integração, padronização, enriquecimento, correlacionamento e curadoria de dados. No projeto da solução, a MD2 incluiu uma capacidade de evolução flexível da estrutura de dados, de modo a tornar mais fácil a expansão futura do ambiente, inclusive considerando o ingresso de novos parceiros no Grupo Essilor.

Conhecendo melhor os clientes e o acervo de produtos — Com estes recursos, a solução da MD2 aplicada na Essilor identifica prontamente inconsistências cadastrais e peculiaridades estruturais para que o time de integração possa customizar o motor de captura e unificação dos dados no menor tempo possível.

Através de um console gerencial, a solução oferece uma plataforma de governança para que o time de gestão de dados visualize todo o processo com apoio de relatórios e indicadores.

O projeto possui também uma estratégia de retroalimentação dos sistemas fonte e dispõe de mecanismos de integração que compartilham estas informações com os demais sistemas de tomada de decisão da organização.

“Com a plataforma de MDM da MD2 associada ao nosso CRM, a Essilor passou a deter uma dimensão mais clara de cada pessoa que se relacionava com qualquer empresa do grupo, afirma Ana Imelk, Supervisora de TI da companhia. Segundo ela, isto viabilizou uma visão cruzada de cada item de cada unidade com o catálogo corporativo de produtos, fortalecendo as campanhas de aquisição, fidelização e upselling junto aos clientes da base. “Trata-se de um ganho efetivo e mensurável de grande importância estratégica para o negócio-fim da empresa”, comenta ela.

Após integrar todas as bases de informação de clientes da Essilor, a MD2 concluiu, novamente em parceria com o time Essilor, a integração das informações sobre centenas de milhares de itens relacionados aos produtos e insumos de produção das diversas empresas e unidades de negócio da Essilor. “Com isto se tornou possível garantir uma visão unificada dos produtos e possibilitou maior assertividade nas análises comerciais e de marketing da operação”, afirma Márcio Guerra, Diretor da MD2. Como vantagem adicional, explica ele, foi possível formalizar o MDM de clientes & de produtos em um único framework, que a Essilor Brasil batizou internamente como “Bases Referenciais de Clientes e Produtos”.

A solução trouxe também a melhoria do time to market que é garantida pela tomada de decisões mais rápidas e assistidas por relatórios de auditoria de dados. Além de tudo isto, a Essilor Brasil está se beneficiando de recursos de BPM – Business Process Management (em funções de workflow de pré-cadastro de clientes e produtos) que passaram a agregar funcionalidades de gestão das regras de negócio, colaboração entre as equipes envolvidas e automação nos alertas e notificações de situações que violassem as regras de governança.

Atualmente a Essilor está implantando no Brasil o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que tem por objetivo centralizar as operações financeiras das empresas do Grupo. O MDM de produtos e clientes forma a base de dados qualificada para a operação do CSC.

Ainda segundo Jorge Osman, a abordagem de negócio com base nas parcerias garante a Essilor um precioso diferencial no leque de ofertas para o segmento de lentes oftálmicas porque traz para a empresa uma multiplicidade de experiências diversas e altamente bem sucedidas. “A contribuição da equipe de TI nesse processo foi a de buscar entender esse movimento de mercado e proporcionar à empresa os meios de absorver as informações de cada nova empresa e devolvê-las como insumo efetivo de marketing e gestão. Através do MDM, conseguimos oferecer instrumentos para que a base informacional possa crescer, retroalimentar-se e garantir o tracking permanente desse processo evolutivo”, conclui o CIO da Essilor.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira