Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2016 - 08:06

FIRJAN e Governo do Estado reúnem mais de 80 fornecedores em Rodada de Negócios na Baixada


Empresários apresentaram produtos e serviços às empresas âncoras Demillus e Laboratório Duprat durante encontro na FIRJAN Nova Iguaçu.

Nova Iguaçu — O Sistema FIRJAN e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis) promoveram, no dia 26 de julho(terça-feira), mais uma Rodada de Negócios do Programa Compra Rio. O evento, realizado na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área I, em Nova Iguaçu, contou com a indústria e comércio de lingerie Demillus e o Laboratório Duprat como âncoras. Seus representantes receberam mais de 80 micro, pequenas e médias empresas, que apresentaram produtos e serviços necessários às âncoras, como manutenção de ar condicionado, gráfica de cartonagem, embalagem, segurança e conservação predial, entre outros.

Com a unidade de Japeri, na Baixada Fluminense, em expansão, outras três no Estado do Rio e uma na Paraíba, a Demillus participou pela primeira vez da Rodada de Negócios do Programa Compra Rio. De acordo com Everton Marques, gerente de contas da empresa que hoje trabalha com mais de 300 fornecedores por mês, a partir do ano que vem, a unidade em crescimento deve dobrar a produção, o número de funcionários e, consequentemente, aumentar e renovar o quadro de fornecedores. “O encontro empresarial veio em um ótimo momento, já que estamos buscando competividade, redução de custos e qualidade dos fornecedores”, enfatizou Marques.

Para Andrea Bragard, diretora industrial do Laboratório Duprat, em Estado do Rio e Japeri, além da Rodada de Negócios ampliar o portfólio de fornecedores, o encontro abre um leque de ideias de novos produtos e serviços que a empresa ainda pode trabalhar, estimulando a inovação e a melhoria de desempenho. “Essa é uma experiência nova para o laboratório. Fizemos ótimos contatos e esperamos fechar excelentes negócios”, disse Andrea.

“Em um momento crítico do nosso país, a parceria entre a FIRJAN e o Governo do Estado veio para ajudar a roda do desenvolvimento econômico girar. Nosso intuito é oferecer aos empresários possibilidades de negócios, estimulando a competividade”, destacou o empresário do segmento de seguros Roberto Cabral, conselheiro FIRJAN, que abriu o evento. O objetivo da rodada é aproximar empresas de todos os setores, permitindo contato direto entre fornecedores de pequenas e médias e departamentos de compras de grandes corporações, visando fomentar os negócios no estado do Rio.

Walmor Thaumaturgo, diretor comercial da gráfica RDR Print, em Petrópolis, disse que reprogramou suas férias para poder participar da rodada. “Se batermos na porta das grandes empresas não encontramos a abertura que o evento nos oferece. Em apenas uma hora na rodada, consegui apresentar meu serviço à pessoa certa do setor de compras, quando levaria de um a dois anos, e olhe lá. O encontro abriu portas e eu saio dele muito otimista, cheio de contatos e propostas”, comemorou.

Há 15 anos no mercado, a fábrica de bolsas Biorline Confecção, em Jacaré, no Rio, não perde uma rodada e graças aos encontros já fechou bons negócios. A sócia da empresa Maria Aparecida Lepre acredita que, com seu produto, propôs inovação às âncoras. “Não perderíamos essa oportunidade, ainda mais em meio à crise econômica que estamos enfrentando”, concluiu.

Empresários da Baixada estão otimistas para os próximos seis meses — Pesquisa do Sistema Firjan aponta que, pelo terceiro mês consecutivo, há expectativa de aumento da demanda por produtos industriais

Pesquisa do Sistema FIRJAN — Abrangendo as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paty do Alferes e São João de Meriti – aponta que pelo terceiro mês consecutivo há expectativa de aumento da demanda por produtos industriais (51,5) e, por isso, os empresários da Baixada estão otimistas para os próximos seis meses. Este foi o primeiro resultado positivo, após seis trimestres consecutivos com expectativa de queda, desde o terceiro trimestre de 2014.

Ainda assim, a Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira, dia 28, mostra que os industriais projetam redução na compra de matéria-prima (47,0), após dois meses de crescimento e ajuste no quadro de funcionários (36,2). A pesquisa mostra que o resultado deve-se à ociosidade apontada pelo baixo nível de utilização da capacidade instalada. A Sondagem varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.

A pesquisa também aponta que, em junho, houve redução da atividade industrial na Baixada. A indústria da região supriu a demanda por seus produtos através da redução do nível de estoques (45,5), que ficou abaixo do planejado para o período (43,6). Desta forma, o volume de produção voltou a cair (44,2), após aumento em maio. A baixa atividade refletiu ainda sobre o mercado de trabalho, que continuou recuando com o número de funcionários pelo 32º mês consecutivo.

No segundo trimestre, a insatisfação em relação às condições financeiras continuou disseminada entre os empresários industriais da Baixada. Diante da redução da margem de lucro (29,6) e da dificuldade no acesso ao crédito (30,5), a situação financeira das empresas continuou ruim (31,9). Contudo, os indicadores apresentaram leve melhora na comparação com o trimestre anterior.

“A Sondagem Industrial da Baixada reflete a situação crítica na que a economia do Brasil e as empresas se encontram. O Sistema FIRJAN sempre promove ações para estimular a competividade, o que tem nos ajudado a seguir otimistas. Através do Conselho Empresarial da FIRJAN, continuaremos pensando em saídas estratégicas, lutando para solucionar problemas que afetam a indústria e pelo desenvolvimento econômico da região. Precisamos acreditar em dias melhores”, ressaltou Roberto Leverone, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense, em Duque de Caxias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira