Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2016 - 08:54

Ferramenta OPRA da Voith assegura a manutenção preventiva das locomotivas da Saar Rail


Mike Schmidt, gerente da Saar Rail GmbH

Gestão de ativos completa para veículos ferroviários. A OPRA melhora a disponibilidade e confiabilidade dos veículos. A solução de reequipamento OptiSys permite modernizar as locomotivas existentes com recursos como o sistema automático Start/Stop. Trata-se de um exemplo perfeito da tecnologia digital e interconectada ao serviço da Indústria 4.0, que melhora a eficiência de sistemas ou instalações: o sistema de gestão de ativos OPRA da Voith.

A OPRA ("Optimized Pro Active Life Cycle Approach" — Abordagem Proativa de Otimização do Ciclo de Vida) foi otimizada na Saar Rail, uma filial do grupo Saarstahl, estando atualmente implementada em duas locomotivas Gravita. Ao invés de falhas inesperadas, a OPRA é sinônimo de medidas de manutenção e renovação planejadas. "Com esse sistema, a disponibilidade das locomotivas aumenta. Por esse motivo, estamos interessados em modernizar também outras doze locomotivas", afirma o gerente da Saar Rail, Mike Schmidt.

Protocolos digitais de trabalhos de manutenção —O sistema OPRA baseado na Web não inclui somente todos os dados dos veículos, certificados do fabricante ou licenças, mas também planos de manutenção. Os protocolos de manutenção sempre são preenchidos digitalmente. "Manter um histórico de manutenção transparente é um requisito da Autoridade Federal para as Ferrovias alemãs. A OPRA assegura o cumprimento desse requisito por meio de um gerenciamento altamente intuitivo e apresenta ainda mais vantagens", declara o diretor da Autoridade Federal para as Ferrovias alemãs, fazendo referência aos períodos de inatividade previstos de suas locomotivas devido aos planos de manutenção.

Melhor planejamento das operações através do acesso móvel a dados —Visto que as locomotivas da Saar Rail dispõem de acesso móvel a dados, a OPRA permite que Mike Schmidt obtenha um planejamento otimizado de operações das locomotivas ao longo dos 96 quilômetros que compõem a extensa rede de ferrovias interna do grupo Saarstahl. "A OPRA me garante a confiabilidade, disponibilidade e pontualidade. Deste modo, os clientes da Saarstahl saem ganhando", explica Schmidt. A Saar Rail transporta anualmente 11 milhões de toneladas de aço para locais de produção em Völklingen, Burbach e Neunkirchen. Além disso, 2,5 milhões de toneladas adicionais são transportados pela Saar Rail na rede de ferrovias da Deutsche Bahn em direção aos portos marítimos alemães de grandes dimensões, de onde serão expedidos para o exterior.

Maior eficiência com a função Start/Stop —14 locomotivas, 330 próprias e 360 carruagens alugadas estão destinadas ao transporte dessas cargas. Duas locomotivas encontram-se já totalmente integradas com o sistema OPRA. "Gostaríamos de modernizar as doze restantes com a tecnologia necessária para o sistema OPRA", explica Schmidt. Todos os dias, Schmidt usa o Condition Monitoring de tempo real, um recurso disponibilizado pela OPRA. "Assim posso controlar o consumo de combustível das locomotivas e saber imediatamente em que estado se encontra o motor."

Após entrar em contato com a OPRA, Schmidt adquiriu ambas as locomotivas Gravitas da Voith no ano de 2011. Desde então, o sistema encontra-se em funcionamento e Mike Schmidt mantém um contato regular com a Voith. Através do serviço de aconselhamento da Voith, Mike Schmidt constatou que o processo de modernização de suas doze locomotivas mais antigas seria possível graças ao sistema OPRA e à solução de reequipamento OptiSys. "Inicialmente, queria apenas um tacógrafo eletrônico, mas com esse software ganhei a possibilidade de integrar também um sistema Start/Stop nas locomotivas." Schmidt considera que essa foi uma etapa significativa para alcançar viagens de menor consumo.

A Voith Turbo, uma Divisão do grupo Voith GmbH, é uma especialista em soluções e sistemas inteligentes de transmissão. Clientes de diversas indústrias, como petróleo e gás, energia, mineração e engenharia mecânica, tecnologia naval, veículos comerciais e ferroviários, todos contam com tecnologias avançadas da Voith Turbo.

A Voith define padrões nos mercados de energia, de petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte &automotivo . Fundada em 1867, a Voith emprega mais de 20.000 pessoas, gera 4.3 bilhões de euros em vendas, operaem mais de 60 países no mundo inteiro e é atualmente uma das maiores empresas familiares da Europa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: