Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2016 - 08:04

PUC-Rio promove XXII Semana de Meio Ambiente

A nova Agenda Socioambiental da Universidade é o tema central.

Entre os dias 7 e 10 de junho, o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima) da PUC-Rio realiza a XXII Semana de Meio Ambiente para discutir a nova Agenda Socioambiental da Universidade. Com objetivo de propor princípios, diretrizes e esboçar um diagnóstico de sensibilidade para cada tema da agenda, a semana terá mesas de debates e workshops com professores de diferentes Departamentos e tratará de temas como biodiversidade, saúde e água.

“É fundamental que a gente tenha momentos de discussão como este. A visão interdisciplinar sobre sustentabilidade precisa ser reforçada, construída e valorizada”, afirma a professora Maria Fernanda Lemos, coordenadora de extensão do Nima.

A abertura da Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho(terça-feira), às 9h30, será conduzida pelo reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., que faz a palestra “Agenda Socioambiental da PUC-Rio à luz da Encíclica Laudato Si’”. Antes da mesa de abertura, o reitor inaugura a horta orgânica localizada na Coordenação Central de Extensão (CCE).

O projeto da horta, que teve início em um Trabalho de Conclusão de Curso de um aluno de Engenharia Ambiental, prevê pequenas colheitas semanais. Segundo o professor Luiz Felipe Guanaes, diretor do NIMA, a horta é um testemunho da possibilidade de sustentabilidade na Universidade. O espaço será inaugurado às 9h.

Além da mesa de abertura, a manhã do primeiro dia da Semana de Meio Ambiente também terá discussões sobre saúde e educação. Outros temas da programação são mudanças climáticas, mobilidade, espaços de convivência, além de projetos da PUC-Rio, como os copos biodegradáveis, o programa de gestão energética e a geração de resíduos sólidos.

Lançada em 2009, sob a coordenação do Nima, a Agenda Socioambiental da PUC-Rio busca instituir um conjunto de práticas que permitam e estimulem a sustentabilidade e a qualidade de vida socioambiental no campus universitário, tendo como base os princípios humanitários, científicos e éticos.

“A PUC-Rio valoriza e é vista pela sociedade como uma Universidade que investe em sustentabilidade. E de alguma forma, cumpre um papel social importante de formar alunos para esse mundo futuro”, explica a professora Maria Fernanda Lemos.

A participação na Semana de Meio Ambiente é aberta ao público e dá direito a um certificado de extensão da CCE, por meio da inscrição prévia no site http://www.cce.puc-rio.br/. Os alunos da PUC-Rio também poderão reverter a participação nas palestras e workshops em horas de atividade complementar, conforme as regras de cada um dos Departamentos.

XXII Semana do Meio Ambiente, de 7 a 10 de junho, das 9h30 às 16h (terça, quarta e quinta) e das 9h às 16h (sexta), na PUC-Rio (Auditório do RDC e Auditório B8 – Ala Frings), Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro(RJ).

De 7 a 10 de junho – Das 13h às 16h – Oficina do DAU, Edifício Metro: os workshops terão como objetivo propor princípios, diretrizes e um diagnóstico de sensibilidade para cada um dos temas da Agenda Socioambiental da PUC-Rio.

PUC-Rio —A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o oitavo entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira