Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2016 - 09:30

Petrobras entrega troféus aos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo

Evento será no dia 24 de maio (terça-feira), na Sala Cecília Meireles.

A Petrobras entrega na próxima terça-feira, 24 de maio, os troféus para os 34 ganhadores da terceira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo.

A edição deste ano teve um número recorde de inscrições: foram 1.255 reportagens recebidas, contemplando todas as regiões do país. Na primeira etapa, todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção composta por oito jornalistas e, na etapa seguinte, as reportagens foram analisadas pela Comissão Julgadora, composta por outros seis jornalistas.

Após uma reunião final, a Comissão Julgadora indicou entre todos os trabalhos o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo. Todos os ganhadores serão anunciados no dia 24 de maio.

Perfil —O Prêmio Petrobras de Jornalismo foi criado em comemoração aos 60 anos da Petrobras com o objetivo de valorizar os meios de comunicação e, sobretudo, os jornalistas que participam do processo de democratização e de disseminação de informações. A novidade desta edição foi a criação da Categoria Especial sobre Transparência e Governança Corporativa, uma maneira de fomentar a produção de conteúdos, a divulgação e o debate sobre o tema, que neste momento se faz especialmente importante para a Petrobras e para a sociedade brasileira como um todo.

Jurados da Comissão de pré-seleção: Diogo de Holanda (Petróleo, Gás e Energia): Jornalista, foi repórter dos Jornais do Comércio, O Globo e Valor Econômico. Doutor em literatura e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Roberto Pinto (Transparência e Governança Corporativa / Internacional / Emissoras de Rádio): Jornalista e Relações Públicas, formado pela FIAM-SP e pós-graduado pela FGV-SP. Foi repórter “A” no jornal O Globo (RJ e SP) de1968 a 1971 e de 1975 a 1978. Também atuou nos jornais Diário de Lisboa (Portugal) e Aqui São Paulo (Brasil), e nas revistas Visão, Manchete e Isto É (Brasil); Special e Notre Temps (Bélgica). Publicou cartuns em O Pasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).

Ana Paula Macedo de Souza (Responsabilidade Socioambiental): Formada na Universidade de Brasília (UnB) em 1986, é editora de Mundo e Conteúdos Especiais no Correio Braziliense desde 2009, onde esteve à frente da editoria Brasil nos seis anos anteriores. Trabalhou na sucursal de Brasília do jornal o Globo entre 1992 e 2003.

Viviane Medeiros (Responsabilidade Socioambiental): Jornalista, especializada em televisão. Foi repórter da TV Globo durante 15 anos no Rio de Janeiro e como correspondente na região Nordeste. É professora de Jornalismo da PUC.

Maurício Barros (Esporte): Foi diretor de redação das revistas Placar e Runner's World, da Editora Abril, entre 2003 e 2014, e do jornal Gazeta Mercantil de 2000 a 2003. Também tem larga experiência em televisão e atuou como jornalista, entre 1993 e 2000, na TV Bandeirantes, TV Brasil, SBT e TV Globo.

José Luiz Laranjo (Cultura): Jornalista, com especialização em Gestão de Negócios de Instituição de Ensino e mestrado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa de Novas Tecnologias e Cultura. Trabalhou no Jornal dos Sports, A Notícia e O Dia.

Regina Zappa (Cultura): Jornalista, escritora, roteirista e professora universitária. Trabalhou na imprensa carioca, por mais de 20 anos no Jornal do Brasil. É autora dos livros Chico Buarque para todos e Hugo Carvana: adorável vagabundo, ambos da série Perfis do Rio, do romance Doce Lar, de Chico Buarque – cidade submersa e de 1968 – Eles só queriam mudar o mundo, com Ernesto Soto, entre outros.

Wilson Pedrosa (Fotojornalismo): com 37 anos de fotojornalismo, passou por redações como a do Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo.

Jurados da Comissão Julgadora

Sabrina Lorenzi (Petróleo, Gás e Energia): foi correspondente da agência Reuters no Rio de Janeiro; editora no Jornal do Brasil; repórter da Gazeta Mercantil. Assumiu a Comunicação Corporativa da estatal Pré-sal Petróleo na sua criação. Vera Durão (Transparência e Governança Corporativa / Internacional / Emissoras de Rádio): Com mais de 35 anos de profissão, atuou como repórter nos principais jornais do país – O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo. Em 2000, fez parte da equipe que fundou o jornal Valor Econômico, onde ficou por 13 anos.

Sonia Soares (Responsabilidade Socioambiental): Foi editora-executiva do Rio de Janeiro do Brasil Econômico. Trabalhou no jornal O Globo durante 26 anos, onde foi repórter, editora e chefe da Agência Globo.

Chico Santos (Esporte): Trabalhou como repórter na Folha de São Paulo por 16 anos e no Valor de 2004 até 2013.

Aziz Filho (Cultura): Editor-Executivo de O Dia, passou pela reportagem de O Globo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Apresentador dos canais GNT e TVE. Foi repórter e chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista IstoÉ durante 7 anos.

Rogério Reis (Fotojornalismo): trabalhou como fotógrafo no Jornal do Brasil, O Globo e revista Veja. Foi durante 5 anos editor de fotografia do Jornal do Brasil. Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte.

A entrega do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015 acontece no dia 24 de maio(terça-feira), na Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa 47 – Lapa – Centro do Rio de Janeiro). Evento para convidados e jornalistas credenciados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira