Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2016 - 08:59

Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras no Sindipetro-NF

O Sindipetro-NF irá sediar de 20 a 22 de maio(sexta adomingo), o 4º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP - Federação Única dos Petroleiros, que reunirá petroleiras de diversas bases do país . Durante três dias estão reunidas em Macaé para debater a agenda nacional das trabalhadoras do setor petróleo e as condições das mulheres em nossa sociedade.

O tema do Encontro será a Mulher como protagonista na vida, nos espaços de poder, no sindicalismo e na da sociedade. O Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, responsável pela organização, foi criado em 2012, desde quando vem atuando em defesa da pauta das trabalhadoras e para incentivar e garantir maior participação feminina nas lutas sindicais.

"As últimas décadas do século XX foram marcadas por várias transformações na sociedade — nenhuma delas tão fortemente quanto os movimentos feministas que se acentuaram a partir da década de 1960. Iniciamos o século XXI lutando por melhores condições de vida e de trabalho. As diferenças tornaram-se mais acirradas e a nossa luta por uma sociedade equânime, um desafio a ser enfrentado por todas nós diariamente.

A alcunha de "bela, recatada e do lar" evidencia a política de aprisionamento do corpo feminino fortalecido por uma cultura difícil, não impossível, de ser transformada. Amparada pela frase "não se nasce mulher, torna-se mulher" é que entendemos essa construção social que precisa ser transformada na sociedade, no seio de cada família, no ambiente do trabalho, na política, na arte, na nossa relação com os outros. Empoderar a mulher significa assumir o seu lugar de direito histórico, afinal sempre estivemos presentes em todos os momentos de transformações civilizatórios contribuindo para a superação das desigualdades, e isso é protagonismo!" - afirmam as organizadoras.

O 4º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP discutirá reivindicações, planos de luta e formas de organização. A abertura do evento contará com a participação de mulheres dirigentes da Central Única dos Trabalhadores(CUT), CTB Central de Trabalhadores Brasileiros(CTB), Confederação Nacional do Ramo Químico(CNQ), do Coletivo de Mulheres da FUP, além das líderes e militantes do movimento sindical petroleiro ligado à FUP. O Encontro ainda contará com a participação de mulheres que lideram movimentos sociais e organizações populares.

No sábado, o evento é aberto às mulheres que quiserem participar. Basta comparecer ao Sindipetro-NF e se inscrever na hora. | www.sindipetronf.org.br | www.radionf.org.br e www.facebook.com/Sindicato-dos-Petroleiros-do-Norte-Fluminense

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira