Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2016 - 07:33

Panalpina organiza maior operação oversized para setor farmacêutico com destino América Latina

Cooperação entre unidades da operadora logística no mundo permitiu que o carregamento sensível à temperatura encomendado pelo Ministério da Saúde fosse transportado da Alemanha para o Brasil em voo sem escalas.

A logística para o segmento de fármacos é uma das mais complexas em função da sensibilidade das cargas e dos transit times desafiadores. Especialista neste tipo de operação, a Panalpina concluiu, em março, uma ação de transporte aéreo de medicamentos, com origem no aeroporto internacional de Frankfurt, na Alemanha, e destino final em Brasília, no Brasil.

A complexidade deveu-se a fatores tais como urgência da entrega, volume a ser transportado e as condições especiais da carga, com restritos controles de temperatura. No total, foram embarcados 35 Envirotainers com mecanismos de controle de temperatura, contendo 187 pallets. “Toda a operação foi coordenada na origem pela Panalpina, que processou o embarque dos pallets nos contêineres aeronáuticos e, posteriormente, na aeronave. No Brasil, a Panalpina supervisionou a chegada ao aeroporto internacional de Brasília e a Companhia Aérea encarregou-se do desembarque”, conta a gerente de vendas para o segmento de Healthcare & Chemicals da Panalpina Brasil, Cássia Simões Fernandes.

Segundo Cássia, a carga, composta por grande quantidade de medicamentos anticoagulantes indicados para o tratamento da hemofilia, foi encomendada pelo Ministério da Saúde no Brasil e foi o maior carregamento para o setor farmacêutico já realizado pela Panalpina feito sem escalas com destino na América Latina.

O plano de transporte inicial era transportar o volume partindo de Paris, na França, pelo período de dois meses. Entretanto, devido a um pedido de urgência extraordinário do Ministério da Saúde do Brasil, foi necessário reavaliar o planejamento e diminuir sensivelmente o tempo da operação. Três planejamentos tiveram que ser consolidados para conseguir vencer o desafio de organizar toda a operação em menos de quatro dias úteis.

As equipes da Panalpina na Suíça, Luxemburgo, França, Alemanha e Brasil trabalharam em conjunto para realizar a operação. A Panalpina contou também com o suporte dos parceiros: a companhia aérea Lufthansa e a fabricante de contêineres aeronáuticos Envirotainer.

Por força das exigências das autoridades brasileiras, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) especificou que o transporte acontecesse em ambiente com temperatura controlada entre +2ºC e +8ºC. Para cumprir com todas as especificações, a Panalpina optou por desenvolver a operação no Centro de Cargas Refrigeradas da Lufthansa, assim poderiam lidar com a combinação de fatores: carga de grandes proporções e rígido controle de temperatura.

O transporte dos medicamentos sensíveis a temperatura de Paris, onde estava a carga, até Frankfurt ficou por conta de uma transportadora rodoviária altamente qualificada que realizou o deslocamento da carga em menos de 12 horas. No total, sete caminhões com controle de temperatura transportaram os 187 pallets da França para a Alemanha. Simultaneamente, um número suficiente de Envirotainers foi reservado e inspecionado para o voo transatlântico.

No Aeroporto Internacional de Frankfurt, funcionários de diversas empresas trabalharam juntos para garantir a segurança e a rapidez necessária para a operação que rodou 24/7. Quando a carga chegou ao Brasil, a equipe local deu prosseguimento à operação em terra, auxiliando a movimentação dos contêineres de acordo às especificações e exigências.

“A demanda por soluções logísticas da indústria farmacêutica vem crescendo e a Panalpina tem uma oferta de serviços muito especializados, com uma estrutura global e também regional para dar suporte aos clientes desse setor”, diz Cássia. A executiva conta que a operadora logística está em fase de implementação do GDP (Good Distribution Practices) e em processo de obter a certificação nos aeroportos internacionais de Guarulhos e Viracopos. “Além disso, trabalhamos apenas com fornecedores que estejam alinhados com o mercado e com companhias aéreas que tenham produtos específicos”, conclui.

Perfil —O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos. Operador logístico multimodal, a empresa combina seus principais produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística para entregar soluções globalmente integradas, sob medida e de ponta a ponta. Expert nas dinâmicas das cadeias de produção e atenta ao desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, o Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em mais de 70 países, e trabalha com empresas parceiras em outros 90 países. A Panalpina emprega mais de 15.000 pessoas no mundo que oferecem um serviço completo nos mais altos padrões de qualidade – a qualquer hora e em qualquer lugar. Entre os diversos segmentos de atuação, o grupo vem ganhando destaque também nos setores de Energia e Projetos. | www.panalpina.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: