Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2016 - 07:07

33º Prêmio Gerdau Melhores da Terra apresenta vencedores na Agrishow

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior reconhecimento para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul, anunciou hoje, 25 de abril, os vencedores da categoria Novidade Agrishow. As empresas vencedoras serão premiadas em cerimônia realizada no dia 26 de abril(terça-feira).

Em sua 33ª edição, a premiação busca incentivar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a excelência do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Na categoria Novidade Agrishow, que reconhece os produtos lançados há menos de um ano e presentes nesta edição da feira, os equipamentos foram avaliados em duas divisões: Agricultura de Escala e Agricultura Familiar. Dessa forma, o prêmio busca valorizar as características específicas dos produtos para cada um desses segmentos, considerando seus distintos patamares de escala de produção.

O vencedor da divisão Agricultura de Escala foi a empresa GSI Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos Agropecuários Ltda, da cidade de Marau (RS). O equipamento premiado foi a Fornalha Block-Velox, item fundamental para secagem de grãos. O produto se diferencia pela durabilidade, eficiência energética e simplificação da montagem da fornalha, reduzindo o peso do material utilizado em 75% e o tempo de construção em 60%. O sistema desenvolvido permite que menos lenha seja consumida no processo e, além disso, o ar aquecido apresenta menor teor de resíduos, reduzindo o seu contato com os grãos. O lançamento do equipamento é resultado de um projeto genuinamente brasileiro que teve início em 2005. Ao longo dos seus dez anos de concepção, foram realizados diversos testes, o que permitiu a consolidação do equipamento.

Já na divisão Agricultura Familiar, a premiada foi a empresa Implementos Agrícolas Marispan Ltda, da cidade de Batatais (SP), com a Pá Carregadeira Marispan M85. O produto consiste em um sistema de acoplamento frontal para tratores, utilizado tipicamente nas pequenas propriedades. O item permite acoplar equipamentos com diversas funções como guindaste para bags, garfo para fardos de feno, retirada de silagem, carregamento de paletes, toras, entre outros. Entre os principais diferenciais está o sistema de segurança para travamento, que atua de forma eficiente em caso de falha. Além disso, conta com a função de amortecimento, o que evita oscilações bruscas ao transportar a carga. O equipamento ainda se destaca pelo prático sistema de acoplamento e desacoplamento, facilitando a tarefa do operador e permitindo que o trator também seja utilizado para outras atividades agrícolas.

Para definir os vencedores, a Comissão Julgadora, formada por representantes de universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais e entidades relacionadas ao setor do agronegócio, percorreu a feira antes da abertura oficial, avaliando detalhadamente os 16 equipamentos e máquinas inscritos e entrevistando seus representantes e fabricantes. Na avaliação do coordenador da comissão e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Renato Levien, o que pode ser visto nessa edição da feira é a grande procura por ferramentas de gestão de máquinas e processos. "A automatização dos equipamentos, com controladores eletrônicos que fornecem informações de rendimento e eficácia, estão cada vez mais presentes. Isso contribui não somente para a eficiência do trabalho, mas também para que os produtos agrícolas cheguem ao seu destino com qualidade e sem perdas", salienta Levien.

Expointer—O Prêmio Gerdau Melhores da Terra terá continuidade na Expointer, feira internacional de agronegócios, que ocorre no mês de agosto, em Esteio (RS). Os inscritos serão avaliados em três categorias. A categoria Novidade Expointer premia os produtos lançados há menos de um ano e presentes na Expointer 2016 e, assim como a Novidade Agrishow, avalia os produtos em duas divisões: Agricultura de Escala e Agricultura Familiar. As inscrições serão de 5 de maio a 5 de agosto. A categoria Destaque reconhece equipamentos já em uso pelos agricultores no campo e contará com inscrições de 5 de maio a 10 de junho. Já a categoria Pesquisa & Desenvolvimento, voltada para estudantes acadêmicos e profissionais de ciências agrárias ligados ou não a instituições de ensino, receberá inscrições de 15 de julho a 15 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo website www.melhoresdaterra.com.br, que tem disponível o regulamento completo do prêmio.

Perfil —A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira