Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2008 - 11:40

COSS lança solução com Etiqueta Inteligente e aposenta o Código de Barras

Aplicações são inúmeras e abrangem até rastreamento da carne.

A COSS Consulting, empresa incubada no ParqTec de São Carlos (SP), apresenta nesta quinta-feira (28) um produto com tecnologia inovadora para os processos comerciais e operacionais da cadeia de abastecimento – a solução com Etiqueta Inteligente, que deve aposentar o tradicional Código de Barras.

O novo sistema utiliza tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) no padrão Eletronic Product Code (EPC) e apresenta soluções diferenciadas para “kanban” (método de fabricação orientado para a produção sem série).

Segundo Fredy Valente, responsável na COSS por novas tecnologias, a etiqueta é composta por um micro chip capaz de guardar grande volume de informações sobre o produto, processos de fabricação, armazenagem, data de validade/vencimento, além de outras informações de natureza gerencial e de controle no nível de item. “Tivemos recentemente problemas envolvendo o Brasil e a Comunidade Européia em relação ao rastreamento da carne. O uso da Etiqueta Inteligente eliminaria essas dúvidas quanto à origem da carne”, cita Valente.

Valente explica que o micro chip é conectado a uma antena. Montado em algum tipo de adesivo ou rótulo pode ser aplicado em produtos, caixas, pacotes ou objetos. “Esta é a tecnologia que vai substituir, de fato, o código de barras atual nos produtos comercializados e controlados globalmente”, prevê Valente, que também é gestor do ID SMART Center (Centro de Excelência em Tecnologia RFID - CoE).

A tecnologia da Etiqueta Inteligente permite a leitura e identificação automatizada de informações do produto, possibilitando a sua criação de modo inteligente com maior interação com o consumidor. “O micro chip carrega informações sobre estoques e volume de mercadorias nas gôndolas ou prateleiras de supermercados, lojas, centrais de distribuição e nos diversos canais de vendas. Isso vai permitir o reabastecimento automático e instantâneo, combinando informações de consumo e hábitos do consumidor”, avalia o pesquisador Luís Carlo Colella Ferro, responsável na COSS pelas estratégias de relacionamento com o mercado.

Para Colella, esse benefício dará visibilidade total do estoque, tanto em quantidade quanto em localização física dos produtos em todos os pontos da cadeia de abastecimento. “Isso minimiza rupturas e perdas no abastecimento de produtos, o que deve reduzir custos, diferenças físicas, contábeis e redução de vendas”, afirma.

A palestra de lançamento da Etiqueta Inteligente é organizada pelo ID Smart Center e será realizada nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, às 8 horas, no ParqTec, em São Carlos, interior paulista. “É uma oportunidade para empresários de todo o país discutirem sobre as novas tendências e soluções de mercado, alem de esclarecer dúvidas e avaliar suas iniciativas”, diz Colella. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Será apresentado ainda, durante o evento, o conceito de “Loja do Futuro”, baseado em cenários do uso e aplicação da tecnologia RFID EPC integrada às mais avançadas ferramentas de Soluções E-Business para a Gestão de Lojas, Redes de Lojas e Canais de Vendas, entre outras Aplicações & Operações de impacto no perfil dos Consumidores. “Estes cenários já começam a ser desenvolvidos na Europa e EUA, mas no Brasil, made in São Carlos, é que essas idéias foram colocadas na prática, de forma objetiva e econômica”, ressalta Colella.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: