Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 10:14

Novas prospecções de petróleo da Shell e Petrobras terão equipamentos da Mercotubos

As prospecções de petróleo que a Shell e a Petrobras iniciarão na costa brasileira em 2008 terá equipamentos de controle de pressão e vazão – conhecidos como “árvore de natal” - da Mercobutos. A empresa já começou a atender aos pedidos por estes equipamentos da empresa FMC Technologies. “O fornecimento destas árvores de natal, cuja fabricação foi iniciada recentemente, representa um grande desafio para a empresa”. A meta da empresa é estar qualificada como fornecedora classe A do segmento offshore em pouco tempo, o que possibilitará a fabricação de equipamentos de maior complexidade e valor agregado.

Utilizadas na prospecção de petróleo no fundo do mar, com profundidade máxima de 2,5 mil metros, as “arvores de natal” utilizam chapas, tubos e materiais laminados de aço carbono, com especificações para este tipo de aplicação. Elas são instaladas na cabeça do poço no fundo do mar, onde controlam a pressão e a vazão do petróleo.

Hoje os dois maiores projetos nesta área são o BC-10, para a Shell, e o Mexilhão, para a Petrobras. A Shell Brasil iniciará no primeiro trimestre de 2008 as atividades de perfuração dos poços petrolíferos para o desenvolvimento do projeto Parque das Conchas, no bloco BC-10. Localizado na Bacia de Campos, a cerca de 120 quilômetros do município de Anchieta, no Espírito Santo, o projeto abrange uma área de 273 km2. O desenvolvimento do Parque das Conchas será efetuado em duas fases a primeira com duração de 18 meses. Os poços estarão localizados a uma profundidade de quase dois mil metros da lâmina d’água.

O campo Mexilhão fica na Bacia de Santos, que já responde por uma produção diária de um milhão de metros cúbicos de gás e 1,6 mil barris de petróleo no Campo de Merluza. A reserva gigante de Mexilhão, descoberta em 2003, é o carro-chefe do impulso que vai reduzir a dependência externa do Brasil de gás natural, garantir as metas de diversificação do perfil da matriz energética do país e inaugurar uma nova era na Bacia de Santos. Já na primeira fase, em 2008-2009, a demanda de produção futura de Mexilhão, Cedro e outras áreas vai exigir uma plataforma com capacidade para 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A unidade ficaria a 140 quilômetros do litoral paulista e numa profundidade a partir da lâmina d'água de 170 metros.

Perfil da Mercotubos - A Mercotubos iniciou suas atividades no segmento de tubos de aço no ano de 2000, quando consolidou aliança estratégica com a V&M do Brasil – produtora de tubos de aço sem costura – e começou a distribuição dos produtos desta marca. Em 2003, a empresa obteve a certificação ISO 9001/2000 e a qualificação de fornecedor Petrobras e ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo). Três anos depois, expandiu seu portfólio ao selar acordo com a TenarisConfab, fabricante multinacional de tubos de aço com costura de grande diâmetro. Estas importantes parcerias concederam à Mercotubos uma posição de referência no setor, componente fundamental do sucesso que a empresa tem conquistado em todo país e também no cenário internacional.

O projeto mais recente da empresa é o novo complexo instalado em Atibaia: a Unidade Centro Empresarial Dom Pedro. A nova unidade possui 163 mil m² que, favorecida pelo entroncamento das Rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, permite fácil acesso a importantes mercados como São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. Além da localização estratégica, a nova sede integra importantes aspectos tecnológicos de forma a assegurar processos logísticos ágeis e a desempenhar o cumprimento da certificação ISO 9001/2000 com máxima qualidade.

Com esta nova fábrica, a empresa passa a atender a crescente demanda do mercado offshore de exploração e produção de petróleo e gás, provendo estruturas em aço, soldadas, usinadas e pintadas. Sua planta industrial possui capacidade produtiva de 200 ton/mês, com potencial de crescimento a curto e médio prazo, por conta de uma área fabril de fácil adaptação, provida de equipamentos de última geração. São 12 mil m² de instalações industriais, infra-estrutura, logística e tecnologia inteligentes, células de produção independentes para cada cliente, serviços customizados, isolamento térmico acústico, tratamento de efluentes, filtragem de gases, atmosfera ambiente, localização privilegiada com fácil acesso a importantes mercados e mão-de-obra qualificada.

A Mercotubos atua nas áreas de Petróleo e Petroquímica | Mineração | Siderurgia | Sucroalcooleiro | Engenharia e Construção | Gás | Saneamento | Equipamentos e Caldeiraria | Trefilaria | Metalurgia | Energia | Exportação | Estruturas Metálicas | Sondagens e Poços | Papel e Celulose | Indústria Naval | Indústria Alimentícia | Indústria Têxtil. | Site: www.mercotubos.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira